09 ABR 2024
Alunos do Colégio Marista visitam Biblioteca e Museu de Varginha
Na manhã desta terça-feira (09/04), cerca de 70 alunos do Colégio Marista do 6º ano do Ensino Fundamental visitaram o Casarão Mariana Figueiredo Frota onde funcionam a Biblioteca Pública e o Museu Municipal de Varginha.

Os estudantes foram acompanhados pelos professores Guilherme Claudino (História), Anderson Perrota (Geografia) e Magna Leite (Língua Portuguesa), além de Flaviane Aparecida da Cruz Alves Zica  (bibliotecária), Ana Cristina Naves (coordenadora do Ensino Fundamental 2) e Evian Melo (orientadora educacional).

Os alunos estão elaborando um trabalho interdisciplinar que envolve as matérias de Geografia, História e Língua Portuguesa com a análise do Patrimônio Cultural e também da paisagem do município de Varginha. “Os alunos ficaram muito curiosos com tudo o que viram e gostaram muito. Há peças aqui que eles nunca tiveram contato. Então é importante mostrar essa história”, disse Flaviane Zica.

No Museu, eles fizeram uma visita guiada pelas peças de cunho religioso, como a pia  batismal que era pertencente à antiga Igreja Matriz. Na Biblioteca, tiveram acesso ao acervo com a memória local, com as obras dos escritores varginhenses, como Cícero Acaiaba, que foi um autor de renome nacional.

De acordo com o professor Anderson Perrota “a proposta é que estes alunos possam sair do espaço do colégio para conhecerem um pouco da história da cidade. Fomos descendo pelas praças, pelos monumentos, visitamos a Câmara Municipal e chegamos aqui à  Biblioteca e o Museu. Esta pesquisa de campo é muito valiosa, tanto na formação escolar como na formação cidadã deles”.

O diretor do Museu Municipal, Paulo Sérgio Rosa, disse da satisfação em receber os estudantes do Ensino Fundamental. “Estamos sempre de portas abertas para compartilhar tanto o conhecimento histórico como o literário aqui reunido. É uma satisfação ver a curiosidade de todos eles, perguntando sobre as peças e querendo saber mais sobre a história da nossa cidade”, disse Paulo Sérgio Rosa.

No Museu e na Biblioteca eles foram recepcionados por Paulo Sérgio Rosa (diretor do Museu), Eliana Costa (bibliotecária), Jade Favrin e Hian Garcia (oficiais administrativos).