Clique aqui e consulte nossas políticas.
Prefeitura de Varginha - MG
Enviar para um amigo!
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
24 NOV 2023
Clube de Leitura “Leia Mulheres” realiza último encontro de 2023
receba notícias
Na próxima terça-feira (28/11), a partir das 19h, acontecerá mais um encontro do Clube de Leitura “Leia Mulheres”. A iniciativa será realizada na Biblioteca Pública de Varginha, localizada na Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro.

Neste último encontro de 2023 será discutido o livro “A Livraria Mágica de Paris”, da escritora Nina George. Haverá também uma pequena celebração de encerramento de nosso ano literário. A mediação será feita pela escritora Luciane Madrid.

A entrada é gratuita. Mais informações pelo (35) 3690-2141.

▶️ Saiba mais sobre o Leia Mulheres em Varginha

Os encontros do clube em Varginha começaram em março de 2023 e acontecem mensalmente na Biblioteca Pública Municipal em datas que são divulgados na página do Facebook “Leia Mulheres Varginha MG”, no Instagram da mediadora @lumadridcescritora e no site da Fundação Cultural de Varginha. Há ainda um grupo de WhatsApp dos participantes para troca de informações e notícias literárias.

Já foram lidos os livros Pequena Coreografia do Adeus, de Aline Bei, em março; Bagagem, de Adélia Prado, em abril; Quarenta Dias, de Maria Valéria Rezende, em maio; A Arte de Ser Leve, de Leila Ferreira, em junho; Um Mapa Todo Seu, de Ana Maria Machado, em julho; A Cor Púrpura, de Alice Walker, em agosto; Testemunha Ocular do Crime, de Ágatha Christie, em setembro; e Dias de Abandono, de Elena Ferrante, em outubro.

▶️ Sobre a iniciativa

Em 2014, a escritora britânica Joanna Walsh iniciou o movimento #readwomen2014 com objetivo de divulgar a literatura feita por mulheres em todos os tempos e lugares.

No ano seguinte, as paulistanas Juliana Gomes, Juliana Leuenroth e Michele Henriques trouxeram movimento para o Brasil. O projeto foi crescendo para além das fronteiras de São Paulo e, atualmente, são mais de 100 cidades pelo Brasil e exterior, em países como Alemanha, Portugal, Singapura e Suíça.

No início de 2023, a escritora Luciane Madrid Cesar atendeu ao chamado deste movimento global e criou o Clube de Leitura Leia Mulheres Varginha, que vem crescendo exponencialmente.

Por que é importante ler mulheres? Porque elas escrevem muito, sobre tudo, de pontos de vistas diversos entre si e diversos, também, de escritores masculinos. Contos, crônicas, poemas, romances de todos os gêneros... você encontra autoras para qualquer tipo de literatura.

Estimular a leitura de escritoras é corrigir uma defasagem histórica nas bibliotecas públicas e privadas de todo o mundo.
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024