24 OUT 2022
Fundação Cultural inicia preparativos para o 9º Encontro de Folia de Reis de Varginha
Em uma reunião realizada na noite desta quarta-feira (19/10) no Museu Municipal, os representantes das 24 Companhias de Reis e da Fundação Cultural definiram os eventos que marcarão o 9º Encontro de Folia de Reis de Varginha, que acontecerá no dia 08 de janeiro de 2023.

A Missa em Ação de Graças com as companhias será realizada a partir das 14h na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo. Em seguida, a partir das 15h30, as companhias vão se reunir na Concha Acústica Mariângela Calil para as apresentações.

Todas as companhias que integram o Cadastro Municipal de Cultural de Varginha e que percorrem as ruas do município no período de 25 de dezembro e 06 de janeiro receberão um apoio financeiro concedido pela Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural, com intermédio da Associação Mineira das Folias de Santos Reis.

De acordo com o diretor do Museu Municipal, Lindon Lopes, a iniciativa buscar valorizar essa tradição centenária, de fé e cultura, proporcionada pelas Companhias de Reis. “As pessoas aguardam o ano todo para participarem e para assistirem as Companhias de Reis. A administração municipal vem a vários anos incentivando essa manifestação que integra a cultura na nossa cidade”, destaca Lindon Lopes. Pela Fundação Cultural participou ainda o contador Sérgio Hitoshi Yano, encarregado do Suprimentos, RH e Contabilidade.

A Folia de Reis foi registrada como patrimônio imaterial de Varginha em 2015 e, em janeiro de 2017, também recebeu o reconhecimento como patrimônio imaterial do Estado de Minas Gerais.

Atualmente, compõem o Cadastro Municipal de Cultura, as companhias:

1. Cardoso e Amigos
2. Embaixada Santa