10 OUT 2022
Prefeitura de Varginha informa funcionamento das repartições públicas e prestações de serviços municipais no Feriado de 12 de outubro

A Prefeitura de Varginha informa o funcionamento das repartições públicas municipais no Feriado de 12 de outubro, próxima quarta-feira – Dia da Padroeira do Brasil (Lei Federal nº 6.802/1980) e Dia das Crianças.

* SETORES ADMINISTRATIVOS não funcionam na quarta-feira (12);

* CEMEIS/CRECHES E ESCOLAS MUNICIPAIS:

- Centros Municipais de Educação Infantil – CEMEIs/creches e escolas municipais celebram a Semana do Saco Cheio sem aulas nesta segunda, terça e quarta-feira. As aulas recomeçam normalmente na quinta-feira. A Secretaria Municipal de Educação – SEDUC – informa que está aberto o prazo para renovação das matrículas na rede municipal de ensino. Os responsáveis têm até o próximo dia 21 para ir à Secretaria dos Cemeis/Creches e das Escolas Municipais para renovarem as matrículas para o ano letivo de 2023;

*ÔNIBUS – O Departamento Municipal de Trânsito – Demutran, por meio da Divisão de Trânsito, informa que a Autotrans, devido à Semana do Saco Cheio, reduz o número de carros;

- FUNDAÇÃO CULTURAL: A Administração da Fundação Cultural na Estação Ferroviária não funciona no feriado nacional do dia 12, assim como o Theatro Capitólio, o Museu e a Biblioteca Municipal;

- THEATRO CAPITÓLIO: A programação de comemoração dos 95 anos do Theatro Capitólio prossegue na terça-feira (11/10). A partir das 18h30, haverá o lançamento do livro “Theatro Capitólio de Varginha (MG): do objeto ao símbolo”, de autoria do historiador José Roberto Sales. O evento é aberto ao público. Sales faz explanação sobre a publicação de 570 páginas em que rememora a cultura varginhense e destaca a história do Theatro Municipal Capitólio desde a fundação em 1927 até os dias atuais.

Recital "Uma viagem musical", com o flautista Alexandre Braga e a pianista Elvira Gomes, com participação especial de Martha Pacífico (violino) e Henrique Pacífico (trompete): na terça-feira (11/10), às 20h. Os convites podem ser retirados hoje até às 17h e amanhã das 8h às 11h e das 14h às 17h na bilheteria do Theatro (Rua Presidente Antônio Carlos, 522 - Centro).

- MUSEU E BIBLIOTECA: localizados na Praça Governador Benedito Valadares, 141, não vão abrir no dia 12.

O MUSEU convida para a exposição fotográfica e audiovisual em comemoração aos dois anos do programa Resenha Cultural. O coquetel de abertura será nesta segunda-feira, a partir das 18h, aberto ao público.

Biblioteca Pública Municipal celebra o Dia Nacional da Leitura e o Dia da Criança.

O Dia Nacional da Leitura é comemorado em 12 de outubro – também Dia das Crianças. A data foi instituída através da Lei nº 11.899, de 8 de janeiro de 2009, que também prevê a celebração da Semana Nacional da Leitura e da Literatura no Brasil.

O objetivo é incentivar a prática da leitura que é essencial para a formação do senso crítico estimulando a criatividade, imaginação e enriquecendo o vocabulário das pessoas.

Para celebrar a data, a Biblioteca Pública Municipal de Varginha sugere a leitura dos livros infantis dos escritores varginhenses. Páginas coloridas que mostram a possibilidade de vários novos mundos a serem descobertos, pois esse é um dos benefícios que a leitura é capaz de trazer, não só para as crianças, mas para as pessoas de todas as idades.

Para levar algum livro para casa é necessário se cadastrar, apresentar documento de identidade e comprovante de endereço. O atendimento na Biblioteca Municipal é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O endereço é Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro.

Para consultar mais livros entre em contato pelo telefone (35) 3690-2141 ou acesse o Acervo Online da Biblioteca disponível no site varginhacultural.com.br.

* COLETA DE LIXO

- no dia 12 a coleta de lixo será em horário reduzido (das 6h às 10h, das 10h às 14h e das 14h às 18h) – A PREFEITURA PEDE ATENÇÃO AO HORÁRIO PARA QUE A POPULAÇÃO NÃO COLOQUE O LIXO APÓS O CAMINHÃO PASSAR EVITANDO ASSIM QUE ESPALHE E DEIXE RUAS E PRAÇAS SUJAS;

* ÁREA AZUL

– não haverá o estacionamento rotativo na quarta-feira (12);

* ZOOLÓGICO

- PRESENTE PARA AS CRIANÇAS, no dia delas, 12 de outubro: na quarta-feira, as crianças vão entrar de graça no Zoológico. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, a gratuidade vale para quem tem até 16 anos. Lembrando que idosos acima de 60 anos também não pagam. O Zoológico funciona das 9h às 16h;

* PARQUES MUNICIPAIS NOVO HORIZONTE E CENTENÁRIO:

- abertos no feriado de 12 de outubro, das 7h às 17h;

* UBS E CENTRAL MUNICIPAL DE VACINAÇÃO:

- no feriado nacional do dia 12 não haverá vacinação na Central Municipal e nem nas unidades de saúde que estarão fechadas; Vale ressaltar que houve alteração na faixa etária para vacinar contra meningite e HPV. Informações nos postos de saúde do município;

* UPA E HOSPITAL BOM PASTOR

– funcionamento 24h.