29 SET 2022
Fundação Cultural promove oficina sobre a tradição da Folia de Reis
A Fundação Cultural de Varginha, por iniciativa da Coordenadoria Técnica do Patrimônio Cultural, promoveu na manhã da última terça-feira (27/09) uma oficina no Centro de Referência da Assistência Social para destacar a importância e a história da Folia de Reis no município.

A iniciativa cumpre as ações de salvaguarda e foi realizada pela bibliotecária Eliana Cristina Costa, que compõe a equipe da Coordenadoria do Patrimônio. Eliana explanou acerca da tradição da Folia de Reis e das Companhias que são cadastradas no município de Varginha, contando um pouco da história de cada uma delas. Ela destacou ainda a importância do registro da Folia de Reis como bem cultural imaterial.

De acordo com Eliana Costa, “a atividade buscou resgatar essa linda tradição de fé e de cultura, que encanta a todos sempre ao final de cada ano”.

Os presentes participaram de uma roda de conversa em que puderam relatar fatos que marcaram suas experiências e saudosas lembranças com as Cias de reis de Varginha, depois assistiram ao vídeo “Nos Caminhos de Reis”. Ao final dele, a bibliotecária sanou todas as dúvidas e enfatizou sobre a existência do Dossiê de Registro feito pela Fundação Cultural.

Os participantes entenderam o significado dos símbolos e cores das bandeiras das companhias de reis locais e, em seguida, confeccionaram uma bandeira com desenhos e tecidos que demonstram a tradição centenária no município.