28 SET 2022
Theatro Capitólio completa 95 anos e será entregue a população totalmente revitalizado
Prestes a completar 95 anos, o Theatro Capitólio de Varginha será novamente aberto aos apreciadores da arte e da cultura no próximo dia 09 de outubro, às 19h. Um processo de reforma e revitalização feito pela Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural, garantiu que o espaço mantivesse as características originais de quando foi inaugurado, em 12 de outubro de 1927.

Para celebrar a data, a Fundação Cultural, em parceria com a EPTV Sul de Minas, trará a apresentação dos músicos Rommel Fernandes (violino), Roberto Ring (violoncelo) e Pablo Rossi (piano) no projeto “Concertos EPTV” para executar composições de Joseph Haydn, Frédéric Chopin e Felix Mendelssohn. A entrada será gratuita, mediante apresentação de convites que serão distribuídos no Theatro Capitólio nos dias 05 e 06 de outubro, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Apresentação do projeto Concertos EPTV será no domingo (09/10), às 19h

Além do concerto, o público poderá visitar no foyer Aurélia Rubião a exposição fotográfica “Mãos à obra”, em homenagem aos trabalhadores que atuaram na revitalização do Theatro Capitólio em 2021 e 2022.

A programação de reabertura do teatro prossegue na terça-feira (11/10), às 18h30, com o lançamento do livro “Theatro Capitólio de Varginha (MG): do objeto ao símbolo”, de autoria do historiador José Roberto Sales. A publicação, de 570 páginas, rememora a cultura varginhense e destaca a história do Theatro Municipal Capitólio desde a fundação em 1927 até os dias atuais.

Livro será lançado na terça-feira (11/10), às 18h30

Em seguida, às 20h, a pianista Elvira Gomes e o flautista Alexandre Braga apresentarão o recital “Uma viagem musical”, que contará com a participação especial da violinista Martha Pacífico e do trompetista Henrique Pacífico. No programa, composições de Gabriel Fauré, Carl Maria von Weber, Carlos Gardel, Dinho Batistão, dentre outros. A entrada será gratuita, mediante apresentação de convites que começarão a ser distribuídos no Theatro Capitólio nos dias 10 e 11 de outubro, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Alexandre Braga e Elvira Gomes apresentarão o recital “Uma viagem musical” na terça-feira (11/10), às 20h

Para o diretor-superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica, “a obra de revitalização garantiu que a conservação do Theatro Capitólio, um dos mais importantes teatros de Minas Gerais e do Brasil, que a partir de agora volta a receber espetáculos das mais diversas áreas culturais e exposições no foyer Aurélia Rubião”.

O prefeito Vérdi Lúcio Melo destaca que esse era um momento muito esperado e que a obra será entregue junto com as comemorações do aniversário de Varginha. “Essa obra marca as comemorações dos 140 anos de emancipação político-administrativa da nossa querida cidade e os 95 anos do Theatro Capitólio. É um orgulho para todos nós podermos ter uma estrutura como essa que foi totalmente reformada para receber os artistas e o público para disseminar a arte e a cultura”, destaca o prefeito Vérdi.

O investimento é proveniente de recursos do ICMS Patrimônio Cultural depositado no Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio, que é destinado exclusivamente para a preservação dos bens patrimoniais de Varginha. A empresa responsável foi a Tri-Service Engenhart’s e Terceirização Ltda.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (35) 3690-2721 – Theatro Capitólio ou (35) 3690-2700 – Fundação Cultural.

Confira a programação de reinauguração do Theatro Capitólio:

09 de outubro de 2022 (domingo)

19h: Solenidade de reinauguração, seguida pela apresentação do projeto “Concertos EPTV” com os músicos Rommel Fernandes, Roberto Ring e Pablo Rossi.
Entrada: mediante convite gratuito que será distribuído nos dias 05 e 06 de outubro, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no Theatro Capitólio.
Rua Presidente Antônio Carlos, nº 522 – Centro

11 de outubro de 2022 (terça-feira)

18h30: lançamento do livro “Theatro Capitólio de Varginha (MG): do objeto ao símbolo”, de José Roberto Sales
Entrada gratuita

20h: recital “Uma viagem musical”, com a pianista Elvira Gomes e o flautista Alexandre Braga
Entrada: mediante convite gratuito que será distribuído nos dias 10 e 11 de outubro, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no Theatro Capitólio.
Rua Presidente Antônio Carlos, nº 522 – Centro

Perfil dos músicos

Rommel Fernandes

Violinista pela Unesp, mestre e doutor em Música com Honors pela Northwestern University. Frequentou o Lucerne Festival Academy e o Tanglewood Music Center. Foi membro da Chicago Civic Orchestra e convidado das sinfônicas de Boston e Chicago.

Roberto Ring

Violoncelista e produtor cultural, com intensa atividade artística na música de câmera, já tocou diversos clarinetistas, violinistas e pianistas de diversas partes do mundo. Toca em trio com Pablo de León e Horacio Schaefer, já tendo mais de 800 concertos em todas as regiões do Brasil.

Pablo Rossi

Foi ganhador de mais de dez primeiros prêmios em concursos internacionais, sendo considerado um dos mais importantes nomes da nova geração de pianistas brasileiros. Tem colaborado em diversas orquestras de Câmara e Filarmônicas. É membro seleto da fundação inglesa “The Keyboard Charitable Trust”.

Alexandre Braga

O flautista iniciou os estudos com a professora Leonilda Silva no Conservatório de Varginha-MG, cidade natal. Graduado pela UFMG, desenvolve há quase duas décadas uma carreira como músico de orquestra, sendo flautista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde sua fundação. Membro correspondente da Academia Varginhense de Letras Artes e Ciências.

Elvira Gomes

A pianista estudou com Adrienne Diniz Vallim em Varginha, sua terra natal. Graduou-se na Academia de Música Lorenzo Ferrandez do RJ, tendo sido professora no Conservatório Estadual de Varginha e diretora da Academia Lorenzo Ferrandez, sucursal de Varginha. É membro na cadeira nº 6 da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências.