16 SET 2022
Prefeitura de Varginha sela acordo e Coletores de Lixo retornam ao trabalho

A Prefeitura de Varginha selou na tarde de quarta-feira, 14, um acordo com os Coletores de Lixo, colocando fim na greve deflagrada pela categoria amparada pelo Sindicato dos Servidores.

A reunião aconteceu no gabinete do Prefeito Vérdi Melo, em dois momentos, a primeira com a presença dos vereadores Dudu Ottoni, Tulyo, Marquinho da Cooperativa e Rodrigo Silva, e os representantes dos Coletores (Alex da Silva e Alissom Donizethi ), que manifestaram o interesse da categoria em se apresentar no trabalho imediatamente; e a segunda apenas entre os Coletores e o prefeito Vérdi Melo, quando foi selado o acordo na presença do Procurador Geraldo do município, Dr. Evandro Santos.

Conheça os termos do acordo firmado:

*Fornecimento de Equipamento de Proteção Individual:

A Prefeitura já solucionou o problema, adquirindo equipamentos e uniformes, inclusive com a entrega de Kits para os Coletores, sendo  determinada  a compra de mais equipamentos a fim de manter um estoque regulador;

*Remuneração das Horas Extras
Manutenção do sistema de pagamento das Horas Extras já existente, até o envio de Projeto de Lei à Câmara para revisão da jornada de trabalho.

*Banco de Horas:
Pagamento imediato de créditos de Horas Extras,  caso existentes no Banco de Horas .

*Férias
Concessão , até 31/12/22, de férias eventualmente vencidas,  aos Coletores, cujos os contratados emergencialmente farão a substituição.

*Desconto dos dias parados
Serão descontados dos Coletores os dias não trabalhados, restando a todos a opções de banco de Horas negativo ou desconto em folha de pagamento devidamente parcelado,  a critério de cada servidor.

*Piso Salarial
Restou acertado que não ocorrerá aumento do valor do salário-base, por motivo de ordem legal.

Para o prefeito Vérdi Melo, “as questões relacionadas às férias acumuladas e à falta de Equipamentos de Proteção Individual, foram provocadas em decorrência da Pandemia, que acabou por dificultar a administração, devido ao impedimento de novas contratações e também pela falta de insumos no mercado”.