Está sendo realizado nos dias 27/07 e 28/08 no Hospital Bom Pastor , a Educação Continuada com o Rema: Derramamento e Extravasamento de Quimioterápicos voltada para a equipe de enfermagem, higiene e almoxarifado no hospital.
Os enfermeiros Francys e Graziele de Oliveira e Graziele Oliveira são os responsáveis pelo treinamento.
O extravasamento do quimioterápico antineoplásico é definido como infiltração acidental da droga no tecido subcutâneo circunjacente e seus efeitos tóxicos locais variam com o potencial vesicante, a concentração, o volume extravasado, o sítio de infiltração e o tempo de exposição .
O enfermeiro deve gerenciar o risco de extravasamento por meio de ações de prevenção, reconhecendo os fatores de risco relacionado às condições clínicas do paciente, a droga que será infundida e quanto ao seu potencial de gerar lesões vesicantes ou irritantes.