12 JUL 2022
PREFEITURA DE VARGINHA Já INSTALOU 23 USINAS GERADORAS DE ENERGIA SOLAR EM ESCOLAS MUNICIPAIS

A Prefeitura de Varginha já instalou até o mês de junho 23 usinas fotovoltaicas - das 26 previstas para serem instaladas nos CEMEIS e Escolas Municipais, que já estão gerando a energia do sol, uma das mais sustentáveis do mundo, limpa e renovável, para atender 100% de todo o consumo da área de educação do município.

Toda a instalação de 1550 módulos fotovoltaicos passa pelo processo de interligação ao sistema da concessionária de energia e demais etapas, como a emissão da ART ( Anotação de responsabilidade técnica junto ao CREA ), solicitação de análise junto à Cemig, parecer de acesso ao sistema elétrico, execução da obra de implantação dos módulos e equipamentos, vistoria, acompanhamento técnico e substituição do sistema de medição de energia.

Após conclusão das obras previstas para os próximos dois  meses, a Prefeitura passará a gerar 75 mil KWh todos os meses, correspondendo a uma economia aproximada de R$ 600 mil reais ao ano.

Segundo a Secretaria de Educação, Juliana de Paula Mendonça, "é um orgulho participar de uma administração visionária que pensa no futuro e age no presente, utilizando energia limpa e sustentável por meio das usinas fotovoltaicas, promovendo um mundo melhor para as futuras gerações.

Para o Prefeito Vérdi Melo, o uso da energia solar no município de Varginha é um processo a ser destacado e pioneiro como um dos primeiros municípios do Brasil a atender 100% a geração de energia na área de educação, contribuindo efetivamente com o meio ambiente e conscientizando os 11 mil alunos da rede pública de ensino.

Anexas  fotos da instalação de módulos fotovoltaicos em Escolas municipais de Varginha.