15 JUN 2022
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Manejo Integrado do Fogo no Parque São Francisco

De forma pioneira em Minas Gerais foi realizado com êxito, nos dias 14 e 15 de junho de 2022, o Manejo Integrado do Fogo, dentro de unidade de conservação, o Parque Municipal São Francisco, utilizando o fogo como ferramenta de gestão, de forma técnica, planejada e controlada, realizando aceiros e linhas negras como forma de prevenir a incidência de incêndios em vegetação no interior do Parque, reduzir a vegetação exótica e invasora, propiciando o fortalecimento da vegetação nativa e assim conseguir recuperar a área de mata consumida pelas chamas em anos anteriores.

A ação teve início no ano de 2021 onde foi trabalhado a regulamentação Municipal, através do Decreto Municipal nº 10673/2021, nos moldes da legislação Estadual e foi executada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e a Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Guarda Civil Municipal.

Ano após ano os incêndios reduzem cada vez mais a área de mata no interior do Parque, propiciando às espécies invasoras uma ótima condição para dominar o espaço onde antes eram das árvores.

O Manejo integrado do Fogo, no Parque Municipal São Francisco foi uma alternativa discutida entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais devido a alta incidência de fogo criminoso no Parque, ao longo dos anos, despendendo recursos do Estado, através dos Bombeiros, quanto do Município, uma vez que Guarda Civil Municipal sempre contribui no combate ao fogo dentro do Parque.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e Guarda Civil Municipal continuarão a se reunir para tratar de ações subsequentes, quanto ao possível reflorestamento das áreas afetadas pelo fogo controlado, bem como para tratar da futura formação da brigada de incêndio do Parque São Francisco.

15/06/2022
Manejo Integrado do Fogo