18 MAI 2022
Prefeitura de Varginha é referência nacional no uso do ArcGis
O ArcGis é uma plataforma de geoprocessamento, coleta e análise de dados, internacionalmente conhecida, produzida pelo Instituto americano ESRI (Environmental Systems Research Institute) e distribuída no Brasil pelo grupo Imagem. Na semana passada, a Prefeitura de Varginha foi escolhida entre as três cidades nacionais de destaque para se apresentarem no “Workshop GIS / Governo Municipal”, um evento on line promovido pela organização, cujo objetivo foi divulgar soluções inovadoras, conquistadas por meio da plataforma ArcGIS.
Os resultados obtidos por meio dos aplicativos PNCD Digital (Vigilância Ambiental) e BO Digital/ BOS Digital (Guarda Civil Municipal), ambos desenvolvidos a partir da parceria estabelecida entre a Secretaria Municipal de Planejamento e o Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura são considerados “cases” de sucesso para os municípios que utilizam o ArcGIS. Tratam-se de modelos perante as demandas de digitalização, coleta de dados e fiscalização no setor público.
Marcelo Santander, analista de sistemas, afirma que o workshop foi uma excelente oportunidade para troca de experiências entre as prefeituras que fazem uso da plataforma assim como, para a divulgação das ações que Varginha tem desenvolvido com a digitalização dos trabalhos, a coleta de dados e a fiscalização em campo”. Daniela Monteiro, encarregada do setor de topografia, enfatiza que práticas como essa significam o reconhecimento pela dedicação da equipe. Segundo Daniela “é muito bom ter hoje essa ferramenta disponível tanto para os setores, quanto para as atividades de geoprocessamento”. Ronaldo Lima, Secretário Municipal de Planejamento acredita que a validação desse trabalho é motivo de muito orgulho e contribui para incentivar na busca constante de soluções que tragam qualidade ao serviço municipal, além das fronteiras de Varginha.