Varginha ganhou na tarde de sexta-feira, 25, mais um importante espaço para a prática esportiva, a Estação Cidadania com R$ 3 milhões em investimentos do Governo Federal e contrapartida do Município.
Construída, na Av. Zoroastro Franco de Carvalho, no bairro Santa Maria, em um terreno de 2.500m², o equipamento tem área construída de 1.600m² com ginásio poliesportivo com arquibancada para 180 lugares e área de apoio (administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário público), dotado de acessibilidade.
Essa é a sétima Estação Cidadania de Minas Gerais. Além de Varginha, Araguari, Governador Valadares, Muriaé, Passos, Uberaba e Uberlândia também integram a lista. No país, já foram entregues mais de 50 unidades.
Presente na inauguração, o ministro da Cidadania, João Roma, disse que “mais bonito do que entregar a obra, é o que esse espaço será capaz de fazer, transformando a realidade de muitas pessoas do nosso Brasil”. O prefeito de Varginha, Vérdi Melo ressaltou a importância desse ginásio, “que será um espaço que incentivará o esporte e é o que já pode ser visto nessa inauguração quando muitas crianças e jovens já perguntam como poderão participar das práticas esportivas nesse local; o esporte é saúde, salva vidas”.
O ginásio tem instalações esportivas que seguem requisitos oficiais para a prática de modalidades olímpicas de atletismo, basquete, boxe, handebol, judô, lutas, tênis de mesa, taekwondo, vôlei, esgrima, ginástica rítmica, badminton e levantamento de peso. E seis paraolímpicas: esgrima de cadeira de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa, vôlei sentado e goalball e uma não-olímpica (futsal).
Também estiveram presentes na inauguração, convidados e autoridades municipais, além de alunos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Varginha – Semel acompanhados do secretário André Luiz Corrêa Pereira – André do Vôlei e representantes da sociedade.