18 JAN 2022
Prefeitura de Varginha, comunica dificuldade de aquisição de testes rápidos para COVID-19 ( TR ag covid19)

A Prefeitura de Varginha vem a público comunicar as dificuldades encontradas na aquisição de testes rápidos para COVID-19 ( TR ag covid19).

“No momento em que observou-se a alta exponencial de casos de síndromes gripais, com a manutenção de testagens, incluindo de todos os casos leves, houve também o correspondente aumento de consumo do estoque de testes”, explica o médico infectologista Luis Carlos Coelho, Superintendente do Combate à Covid na cidade. .

Segundo ele, enorme esforço vem sendo feito para a manutenção das aquisições e para a chegada dos testes solicitados. “Mas, na realidade nacional, essa escassez de insumos para testagens nos atingiu a todos”, conta .

“Doutor Luis conta que hoje, por decisão da equipe técnica da Vigilância em Saúde, houve por bem reservar o restante de testes rápidos para serem direcionados a pacientes de maior comprometimento e/ou dos grupos prioritários de risco para COVID-19, até que a indústria farmacêutica consiga restabelecer o fornecimento dos quantitativos licitados / comprados .

“Desse modo, o agendamento de testagem para casos ambulatoriais leves, estará suspenso momentaneamente. Mantêm-se os agendamentos já realizados cujo paciente será chamado pela equipe de saúde. Durante o período que durar nossa espera por mais testes, incluiremos os casos novos não testados no item “ confirmados pelo critério clínico/epidemiológico “, em nosso boletim diário”, justificou Dr Luis Carlos.