12 JUL 2021
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA

Com base nos preceitos de uma escola em que cada estudante tem a possibilidade de aprender a partir de suas aptidões e capacidade, a Secretaria Municipal de Educação de Varginha realizou, nos meses de junho e julho deste ano, encontros de formação com os professores de Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) para a adequações das atividades pedagógicas não presenciais com o objetivo de atender às necessidades específicas de estudantes com e sem deficiência durante o período de ensino remoto.

Todos foram afetados pela pandemia, mas existe um número signicativo de estudantes que por diversas razões ficaram ainda mais vulneráveis neste período e exigem das escolas ações que minimizem os impactos do distanciamento.

A formação apresentou de forma prática adequações de atividades no material impresso disponibilizado pela escola para os estudantes que não tem acesso à internet e/ou não acompanham as atividades propostas para o ano em que se encontram matriculados.

O objetivo das adequações é garantir a todos os estudantes acessibilidade aos conhecimentos escolares através de estratégias que geram autonomia, sentimento de competência e melhoram a sua autoestima.

Foram capacitados mais de 300 professores da rede e as equipes gestoras das quatorze escolas de ensino fundamental.

A construção de uma escola inclusiva nos convoca a novas práticas de ensino, com vistas a atender as especificidades dos estudantes e garantir o direito à educação a todos!