16 ABR 2021
Eleição de representante da classe artística no Conselho da Fundação Cultural acontece na próxima semana

Os trabalhadores da área artística e cultural de Varginha poderão votar para escolher um representante no Conselho Deliberativo da Fundação Cultural. A eleição acontecerá na próxima quinta-feira (22/04), das 8h às 16h, no formato online devido à pandemia da Covid-19.

Para votar, os profissionais da área devem ser cadastrados no Sistema Municipal de Cultural de Varginha e precisam preencher um formulário disponível no site www.varginhacultural.com.br até a próxima terça-feira (20/04), às 13h.

Na quarta-feira (21/04), os eleitores receberão um login e senha no e-mail cadastrado para participar da eleição. A Fundação Cultural de Varginha vai utilizar o sistema de votação online Helios Voting, um software livre e gratuito, dotado de um mecanismo altamente seguro de computação e apuração eletrônicas dos votos que são criptografados antes de serem enviados. O eleitor é identificado mediante login e senha de acesso individuais ao ambiente de votação. Este sistema foi desenvolvido por um grupo de criptografia e segurança da informação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA) (MIT, na sigla em inglês).

A Fundação Cultural recebeu quatro candidatos para disputar a vaga. As informações sobre eles já estão disponíveis no site www.varginhacultural.com.br para que os eleitores possam identificar o perfil que mais seja adequado para contribuir para o desenvolvimento da gestão cultural da cidade.

Uma lista com os três mais votados será encaminhada ao prefeito Vérdi Lúcio Melo, que definirá quem será o representante da comunidade artística.

“Quero aqui destacar a importância dos conselhos na nossa administração. Por meio deles, conseguimos ouvir as demandas de cada setor e aprimorar a gestão à frente da Prefeitura, com diálogo e transparência”, ressaltou o prefeito Vérdi Lúcio Melo.

Sobre o Conselho Deliberativo

De acordo com o Decreto 3.549/2004, o Conselho Deliberativo é órgão superior de deliberação e orientação da Fundação Cultural de Varginha. Ele é composto por cinco membros: dois membros representantes do poder Legislativo Municipal; dois membros representantes do poder Executivo Municipal e um membro representante da Comunidade Artística e Cultural do Município indicado em lista tríplice.

De acordo com o diretor-superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica, “os Conselheiros terão mandato de dois anos e o desempenho de suas atribuições ou funções será considerado serviço público relevante, razão pela qual não poderão receber remuneração, gratificações e rendimentos de qualquer espécie”.

Os membros do conselho devem ter disponibilidade para participar de uma reunião bimestral e de outras extraordinárias realizadas em horário comercial na Estação Ferroviária de Varginha. Outras informações podem ser acessadas no Estatuto da Fundação Cultural.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3690-2700 ou pelo e-mail superintendencia@fundacaoculturaldevarginha.com.br.