No início do mês, representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) reuniram para renovar a adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE) biênio 2021/2022. Estão incluídas no Programa escolas públicas da rede municipal e estadual de ensino, inclusive às de Educação Infantil. No município de Varginha, a meta é atingir 12.770 estudantes, da educação infantil ao ensino médio por meio da execução do Programa.
O Programa Saúde na Escola (PSE) faz parte de uma política intersetorial de valorização da Saúde e Educação e foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286 e de acordo com seu artigo 1° tem a finalidade de “contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde”.
Durante o ano letivo, várias ações propostas pelo programa serão realizadas pelas equipes de saúde e educação nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil.
Confira as ações:
– Ações de combate ao mosquito Aedes Aegypt
– Promoção das práticas corporais, da atividade física e lazer nas escolas
– Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas
– Promoção da cultura da paz, cidadania e direitos humanos
– Prevenção das violências e dos acidentes
– Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos e doenças em eliminação
– Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor
– Verificação da situação vacinal
– Promoção da segurança alimentar, nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil
– Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração
– Direito sexual, reprodutivo e prevenção de DST/Aids
– Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração
- Prevenção à COVID 19 nas escolas.