31 JUL 2020
Prefeito Vérdi Melo participa do lançamento de selos alusivos aos 20 anos do Museu Municipal

O Prefeito de Varginha Vérdi Melo participou nesta sexta-feira (31/07), às 10h, da solenidade de lançamento de quatro selos postais em comemoração aos 20 anos de criação do Museu Municipal, produzidos pelos Correios e idealizados e adquiridos pela Fundação Cultural de Varginha exclusivamente para a ocasião.

O primeiro selo traz a fachada da sede atual, localizada no Casarão Mariana Figueiredo Frota, imóvel tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Varginha. O segundo mostra as Igaçabas, utilizadas pelos índios da região do Sul de Minas para acondicionamento de água e posterior uso como urna funerária. O terceiro selo apresenta a foto de um Moedor de Café, representando a riqueza cafeeira da cidade. E o último é a imagem da Pia Batismal da antiga Igreja Matriz de Varginha, que foi a primeira peça a compor o acervo do Museu.

A solenidade que aconteceu no jardim do Museu Municipal, contou com a presença de autoridades e com a apresentação do flautista varginhense Alexandre Braga, integrante da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Na oportunidade Vérdi falou da importância do Museu Municipal que cumpre seu papel de informar e educar por meio de exposições permanentes, atividades recreativas, teatro e muitos outros. “Tive a honra de ter participado da sua instalação, na época como vereador . E embora mitos pensem que o Museu é apenas um caminho em direção ao passado, na verdade são fazem a conexão entre passado, presente e futuro”, disse o prefeito que agradeceu ao Diretor superintendente da Fundação |Cultura, Lindon Lopes e a sua equipe pelo profissionalismo e dedicação.

O Museu de Varginha chega aos 20 anos de existência valorizando os objetos do passado com a função de garantir às gerações futuras, conhecimento histórico geral de nossa cidade e de personalidades importantes de nosso povo. Seu acervo é composto por mais de 9 mil peças, dentre elas discos, moedas, utensílios domésticos, documentos, fotografias, aparelhos eletroeletrônicos e outros.