28 JAN 2010
Cidades Culturais: Fórum na internet é primeiro resultado prático de projeto

Agentes culturais que participaram do curso de capacitação do Projeto “Cidades Culturais– Identidade Brasileira”, em Varginha, lançaram um Fórum Sul-Mineiro de Cultura. A iniciativa é do maestro Cassiano Maçaneiro, um dos participantes do curso, com participação de todos os alunos que fizeram o curso. O ambiente virtual escolhido foi um blog. “A proposta é se tornar uma referência em questões ligadas à cultura no Sul de Minas, tanto em divulgação de eventos como nas discussões sobre a realidade e os rumos das políticas culturais de nossa região”, diz Cassiano. Ele informa que o fórum já conta com gestores públicos culturais e agentes de cultura da sociedade civil de 21 cidades da região, ligadas à Ambasp (Associação dos Municípios da Microrregião do Baixo Sapucaí). O fórum traz notícias do projeto “Cidades Culturais” e de eventos da região, bem como é um espaço para discussão sobre a cultura no Sul de Minas.

O Projeto será lançado oficialmente no dia 23 de fevereiro, em Varginha, com a presença do ministro da Cultura Juca Ferreira, da presidente do Instituto de Gestão Tecnológica, Laura Maia, e dos prefeitos de 21 cidades que compõem a AMBASP (Associação dos Municípios do Baixo Sapucaí). O principal objetivo é estimular o desenvolvimento local a partir de iniciativas que integram ações nos setores culturais e turísticos.

Para a diretora-superintendente da Fundação Cultural de Varginha, Paula Andréa Direne Ribeiro, “é o primeiro fruto deste projeto, que é extremamente importante para toda a região, pois vai alavancar o desenvolvimento do Sul de Minas por intermédio da cultura. Varginha é pólo na região e centraliza o projeto, através do curso e, agora, pelo blog. Lembrando que tudo isso só está sendo realizado graças ao esforço político do prefeito Eduardo Carvalho ‘Corujinha’, que conseguiu fazer com que Varginha fosse a primeira cidade a receber o projeto no país”.

Alunos do curso de capacitação do Projeto “Cidades Culturais– Identidade Brasileira”: todos participam do fórum de discussão na internet