A verba do governo federal chega através do PAA
Na noite de sexta-feira, 19 de março de 2010, foi lançado oficialmente em Varginha, o Programa de Aquisição de Alimentos, (PAA), que tem o objetivo garantir o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional e promover a inclusão social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.
Para Varginha, o governo federal disponibilizou verba de R$ 1.694.102,80, dividida em 3 parcelas. A primeira parcela de R$ 564.700,95 já está disponível em conta e será investida para beneficiar famílias em pequenas comunidades rurais não só do município mas de outras cinco cidades vizinhas.
Os municípios de Elói Mendes, Três Pontas, São Gonçalo do Sapucaí, Campanha e Monsenhor Paulo, estão inscritos no programa e famílias agrícolas destes municípios terão sua produção comprada e posteriormente distribuída para instituições filantrópicas de Varginha.
Os alimentos também serão distribuídos para o Banco de Alimentos de Varginha e o Restaurante Popular.
Ao todo serão 176 famílias beneficiadas divididas da seguinte forma: 85 em Varginha, 49 em Elói Mendes, 22 em Três Pontas, 18 em Monsenhor Paulo, 01 em Campanha e também 01 família em São Gonçalo do Sapucaí.
O lançamento do programa aconteceu às 19h no salão da Igreja Nossa Senhora das Graças, na Fazenda Paradinha. Participaram do lançamento, além das famílias beneficiadas no programa, autoridades municipais e um técnico da AF - Arrecadação Fazendária, que fez uma palestra sobre notas fiscais e ICMS, aos produtores rurais. A abertura do evento foi realizada pelo vice-prefeito Marcos Paiva Foreti, que falou sobre a importância da agricultura familiar para manter o trabalhador no campo com mais qualidade de vida e para a geração de renda para as comunidades rurais e para os municípios.
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das ações do Fome Zero e conta com a parceria da prefeitura de Varginha e o apoio da EMATER.