Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas Valoriza as iniciativas de quem trabalha para garantir o direito de todos à educação. O objetivo do prêmio é valorizar e dar visibilidade ao trabalho feito pela comunidade escolar a favor da melhoria da educação inclusiva. Segundo dados do censo da educação básica, 54% das matrículas dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação se dá em classes comuns do ensino regular. Destas, 63% são da rede pública.
É um reconhecimento às escolas que trabalham para garantir o acesso, a participação e a aprendizagem de todos os alunos.
Uma experiência educacional inclusiva deve ser entendida como uma atuação “situada”, que ganha sentido e é viável a partir de uma realidade concreta, dos condicionantes estruturais que a tornam única. Não há boas experiências ideais. Elas são dependentes invariavelmente do contexto onde se desenvolvem.
As Escolas da Rede Municipal de Ensino de Varginha, participaram deste concurso através das unidades de ensino:
Escola |
Tema |
E. M. José Augusto de Paiva |
Educar para a Diversidade:desafio a Educação Contemporânea |
E. M. Santinha Salles |
Vencendo Desafios |
E. M. Antonio de Pádua Amâncio |
Educação Inclusiva: ampliando visões |
E. M. Domingos Ribeiro de Resende |
O som da Inclusão |
E. M. Maria Aparecida Abreu |
O Atendimento Educacional Especializado: Garantia de Acessibilidade e Inclusão para Todos |
E. M. Melo Viana |
O Atendimento Educacional Especializado como recurso imprescindível para uma educação de qualidade |
E. M. Professora Helena Reis – CAIC II |
Convivendo com a Diversidade |
E. M. José Camilo Tavares |
Rompendo a Barreira da Exclusão |
E. M. São José |
Escola Municipal São José: Construindo Aprendizagens |
E. M. Matheus Tavares |
Inclusão na Escola Matheus Tavares : um Sonho Possível |
E. M. Dr. Jacy de Figueiredo – CAIC I |
Educando o olhar para inclusão: uma experiência da Escola Municipal Dr. Jacy de Figueiredo-MG |
E.M. José Alencar Reis |
Uma nova Perspectiva Respeitando a Diversidade |
Emilio Justiniano de Rezende Silva |
Os Desafios de Incluir |
Joao Urbano de figueiredo |
Educação Inclusiva do Campo: respeitando a Diversidade |
José Pinto de Oliveira |
Ultrapassando Limites e Vencendo Barreiros |
Mascatinho |
Educação inclusiva na Educação do Campo |
CEMEI Pequeno Polegar |
Uma jabuticabeira dando seus primeiros frutos. |
CEMEI Clery Forjaz |
Experiências Educacionais Inclusivas no CEMEI Clery Forjaz |
Berçário Mãe Rosa |
A Mudança Começa no Berço |
CEMEI Fanny Nogueira |
É possível construir uma Escola para todos desde a Educação Infantil |
CEMEI Girassol |
Girassol: girando a favor da inclusão |
CEMEI Ieda Carvalho |
Uma História de Sucesso |
CEMEI Nave Mágica |
Interesse, busca e determinação |
CEMEI Santa Rita |
O Centro de Educação Infantil como Espaço Inclusivo |
Os seguintes critérios, serão considerados para a seleção e premiação dos trabalhos inscritos:
a) coerência entre os objetivos e os resultados alcançados;
b) promoção de acessibilidade na escola;
c) trabalho colaborativo;
d) participação da família e da comunidade;
e) articulação intersetorial das políticas públicas e os demais serviços da comunidade;
f) projeto político pedagógico da escola na perspectiva da educação inclusiva;
g) estratégias pedagógicas do atendimento educacional especializado;
h) estratégias pedagógicas da sala de aula comum.
Não se trata tanto de comparar ou imitar o que os outros fazem. Trata-se de refletir sobre a situação atual de cada escola e identificar as experiências educacionais inclusivas como oportunidades de conhecer o processo de construção dos sistemas educacionais em sistemas educacionais inclusivos.