Ir para o conteúdo

Prefeitura de Varginha - MG e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura de Varginha - MG
Notícias
MAR
30
30 MAR 2010
Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas
receba notícias

Prêmio  Experiências  Educacionais Inclusivas Valoriza as iniciativas de quem trabalha para garantir o direito de todos à educação.      O objetivo do prêmio é valorizar e dar visibilidade ao trabalho feito pela comunidade escolar a favor da melhoria da educação inclusiva. Segundo dados do censo da educação básica, 54% das matrículas dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação se dá em classes comuns do ensino regular. Destas, 63% são da rede pública.

É  um reconhecimento às escolas que trabalham para garantir o acesso, a participação e a aprendizagem de todos os alunos.

Uma experiência educacional inclusiva deve ser entendida como uma atuação “situada”, que ganha sentido e é viável a partir de uma realidade concreta, dos condicionantes estruturais que a tornam única. Não há boas experiências ideais. Elas são dependentes invariavelmente do contexto onde se desenvolvem.

As  Escolas  da Rede Municipal de  Ensino  de Varginha, participaram    deste   concurso   através  das  unidades  de  ensino:

Escola

Tema

E.  M.   José Augusto de Paiva

Educar para  a Diversidade:desafio a Educação Contemporânea

E.  M.  Santinha  Salles

Vencendo    Desafios

E.  M.  Antonio de Pádua Amâncio

Educação Inclusiva: ampliando visões

E.  M.  Domingos  Ribeiro  de Resende

O som da Inclusão

E.  M.  Maria  Aparecida Abreu

O Atendimento Educacional Especializado: Garantia de Acessibilidade e  Inclusão para Todos

E.  M. Melo Viana

O Atendimento Educacional Especializado como recurso imprescindível  para uma   educação de qualidade

E.  M. Professora  Helena Reis – CAIC II

Convivendo  com a Diversidade

E.  M. José Camilo  Tavares

Rompendo a Barreira da Exclusão

E.  M. São  José

Escola Municipal São José: Construindo Aprendizagens

E.  M.  Matheus  Tavares

Inclusão  na Escola Matheus Tavares : um Sonho  Possível

E.  M.  Dr. Jacy de Figueiredo – CAIC  I

Educando o olhar para inclusão: uma experiência da Escola Municipal Dr. Jacy de Figueiredo-MG

E.M.  José  Alencar Reis

Uma nova  Perspectiva Respeitando a Diversidade

Emilio Justiniano de Rezende Silva

Os  Desafios de Incluir

Joao  Urbano  de figueiredo

Educação Inclusiva  do Campo: respeitando a Diversidade

José Pinto  de Oliveira

Ultrapassando Limites  e Vencendo Barreiros

Mascatinho

Educação inclusiva na Educação do Campo

CEMEI Pequeno Polegar

Uma jabuticabeira dando seus primeiros frutos.

CEMEI Clery Forjaz

Experiências  Educacionais Inclusivas no CEMEI Clery Forjaz

Berçário Mãe Rosa

A Mudança Começa no Berço

CEMEI  Fanny  Nogueira

É possível construir uma Escola para todos desde a Educação Infantil

CEMEI  Girassol

Girassol: girando a favor da inclusão

CEMEI  Ieda   Carvalho

Uma  História  de  Sucesso

CEMEI   Nave Mágica

Interesse, busca e determinação

CEMEI  Santa  Rita

O Centro de Educação Infantil como Espaço Inclusivo

 

 

Os seguintes critérios, serão considerados para a seleção e premiação dos trabalhos inscritos:

a) coerência entre os objetivos e os resultados alcançados;

b) promoção de acessibilidade na escola;

c) trabalho colaborativo;

d) participação da família e da comunidade;

e) articulação intersetorial das políticas públicas e os demais serviços da comunidade;

f) projeto político pedagógico da escola na perspectiva da educação inclusiva;

g) estratégias pedagógicas do atendimento educacional especializado;

h) estratégias pedagógicas da sala de aula comum.

 

Não se trata tanto de comparar ou imitar o que os outros fazem. Trata-se de refletir sobre a situação atual de cada escola e identificar as experiências educacionais inclusivas como oportunidades de conhecer o processo de construção dos sistemas educacionais em sistemas educacionais inclusivos.

Seta
Versão do Sistema: 3.4.3 - 10/03/2025
Copyright Instar - 2006-2025. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia