O Conselho é o órgão mais respeitado no país para assuntos de Guarda Municipal
No dia 31 de março de 2010, última quarta-feira, o Comandante da Guarda Municipal de Varginha, Mauricio Maciel, foi indicado pelo presidente do Conselho Nacional de Guardas Municipais, o Cmte. Geral da Guarda Civil Municipal de Osasco, Gilson Menezes; para assumir o cargo de vice-presidente estadual do Conselho Nacional, representando assim todas as Guardas Municipais de Minas Gerais.
O Conselho Nacional de Guardas Municipais é considerado o órgão mais respeitado no país, no assunto. O Conselho tem na sua composição um presidente nacional e um vice-presidente representando cada estado da união.
É atribuição do vice-presidente, fortalecer as bases discutindo e apresentando proposições que melhorem cada vez mais os trabalhos desenvolvidos pelas Guardas Municipais no estado.
Para o Cmte. da Guarda Municipal de Varginha, o cargo vem abri ainda mais portas que ligam as Guardas diretamente à Secretaria Nacional de Segurança. “Estamos inseridos no que existe de mais importante em relação a segurança pública, envolvendo Guardas Municipais no país. Esta é uma conquista de Varginha, não só pelo trabalho desenvolvido pela guarda, mas também pela importância da cidade para o estado”, disse Maciel.
Umas das primeiras ações do Cmte da Guarda de Varginha, já como vice-presidente do Conselho, será a participação no 3º Forum Nacional de Gabinetes de Gestão Integrada Estadual, que tem a finalidade de discutir ações e financiamentos. O Fórum acontecerá do dia 18 a 22 de maio, na cidade de Belém, no estado do Pará.