“Educar e capacitar são ações que reafirmam um dos motes de nossa marca de governo, a geração de oportunidades” destacou o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” em pronunciamento durante a assinatura de convênios com o Centro Universitário do Sul de Minas Unis/MG que contemplam a Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC). O documento foi assinado pelo prefeito e o reitor do Unis/MG Stefano Barra Gazzola na segunda-feira, 05 de abril de 2010, na sede da reitoria da instituição de ensino superior.
O prefeito Eduardo Carvalho destacou “parcerias como esta, hoje, celebrada com o Unis/MG reafirmam e elevam Varginha como cidade pólo em educação”. O primeiro convênio assinado, contempla a Guarda Municipal que realizará a capacitação dos novos 17 membros da 5ª turma de Guarda.
Com os novos formandos a corporação do município terá 100 guardas municipais. “A teoria aplicada nos ensinamentos ministrados durante o período de capacitação é o alicerce para a prestação de serviço da guarda à comunidade” ressalta o diretor da corporação Guilherme Tadeu Ramos Maia.
O curso de formação tem carga horária de 476 horas/aulas de acordo com matriz curricular do Ministério da Justiça. Os novos guardas terão aulas teóricas e práticas em disciplinas como Noções de Direito, Defesa Pessoal, Armamento e Tiro, Instrução Policial, Defesa Civil, Educação Moral e Cívica, Ordem Unida, Educação Física, Ética, Direitos Humanos, Resgate, Criminalística, Primeiros Socorros, Prevenção e Combate a Incêndio, Técnicas de Abordagens e Adentramentos, Legislação de Trânsito, Preenchimento de BO e Autos de Infração, além de outras disciplinas. O curso de formação dos GMs será realizado de maio a agosto deste ano.
O segundo convênio assinado entre a Prefeitura de Varginha e a instituição de ensino superior, permitirá os alunos do Unis/MG a realizarem trabalhos de monitoria na Secretaria Municipal de Educação e Cultura. De acordo com a secretária municipal Heliana Vinhas Ferreira, os monitores irão participar do Projeto de Educação Integral nas Escolas do Campo, já desenvolvido em Varginha, e também da implementação da informática educativa nas escolas da rede de ensino do município.