Membros do Conselho Municipal de Defesa da pessoa com deficiência de Varginha (CODEVA), participaram na segunda-feira, 24 de maio de 2010, de encontro em Três Pontas que teve o objetivo de discutir as ações legais para a criação de um Conselho, nos mesmos moldes do CODEVA, naquele município.
“O Conselho de Três Pontas ainda está em fase de montagem de comissão para a criação do Conselho. Estamos dando todo o suporte necessário no que diz respeito à criação de projeto de lei, estatuto e levando nossa experiência para nossos colegas”, disse o presidente do CODEVA, Luiz Carlos Bruziguessi.
Ainda de acordo com Bruziguessi, os trabalhos de criação do conselho de Três Pontas estão adiantados e após a criação do Projeto de Lei, o próximo passo é enviá-lo à Câmara de Vereadores para aprovação.
O objetivo do Conselho é defender os direitos das pessoas com todo o tipo de deficiência e realizar a verdadeira inclusão. Em Varginha o CODEVA conta com o apoio da prefeitura e luta pela melhora constante da acessibilidade, pela inclusão do deficiente no mercado de trabalho, na educação e promove cursos profissionalizantes como o da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
Na cidade o Conselho existe desde 2006. “É muito gratificante podermos colaborar na criação de mais um conselho de defesa da pessoa com deficiência. Quanto mais pessoas estiverem engajadas na causa, mais rápido poderemos viver num país verdadeiramente acessível para todos”, ressaltou Luiz Carlos Bruziguessi.
Participaram do evento, representando o Conselho em Varginha, o presidente do CODEVA, Luiz Carlos Bruziguessi; o vereador Rogério Bueno; o conselheiro, Alessandro Messias Moreira e o colaborador, Juliano André.