As mudanças começaram no domingo(13)
A partir deste domingo, 13 de junho de 2010, itinerário e estrutura dos ônibus que fazem o transporte coletivo urbano em Varginha terão algumas alterações.
As mudanças acontecem em função de um grande estudo realizado por uma empresa especializada em consultoria de transporte urbano. Esta consultoria apontou as alterações necessárias para o melhor atendimento da população que usa o transporte coletivo no município.
A partir deste domingo, haverá fusão de linhas, ampliação de horários e algumas mudanças na estrutura física dos ônibus.
No que diz respeito à benefícios nada muda. De acordo com o chefe do Departamento Municipal de Trânsito, Eduardo Sepini, todos os beneficios garantidos por lei a idosos, crianças, estudantes e deficientes físicos permanecem conforme determina a lei.
Entre as mudanças estão a inversão da catraca. Como em 90% do país, a catraca a partir de agora passa a funcionar no lado dianteiro do ônibus, e não na traseira como antes. “Esta é uma medida de segurança. Os passageiros agora entram pela porta da frente, com o motorista atento à entrada e evitando assim acidentes. Na hora da saída, que a partir de agora será pela porta de trás do ônibus, os passageiros também terão mais segurança pois seguirão o fluxo correto do trânsito e não atravessarão mais pela frente do veículo, o que também evitará acidentes”, ressaltou Eduardo Sepini.
Quanto aos itinerários algumas mudanças acontecerão em linhas de maior circulação de passageiros. Algumas serão fundidas, outras terão mais veículos disponibilizados, como é o caso da linha Padre Vitor com São Francisco que após a fusão terá 6 veículos e intervalos de 10 minutos em horários de pico. A linha Centenário, que agora passará pelo Mont Serrat terá 7 veículos e os usuários poderão se deslocar de um lado ao outro da cidade pagando apenas uma passagem.
Outras mudanças estão programadas e a empresa responsável pelo transporte coletivo urbano no município já está fazendo a distribuição de panfletos com as informações referentes às mudanças.
“A mudança atingirá uma parcela muito significativa da nossa população. São aproximadamente 35 mil pessoas por dia que usam o transporte coletivo na cidade, incluindo os que possuem gratuidade garantida por lei. O que desejamos e estamos trabalhando para isso, é que todos colaborem e atuem como fiscalizadores para que as modificações cheguem para melhorar o sistema de transporte coletivo de Varginha”, disse Eduardo Sepini.
O Chefe do Departamento de Trânsito também informou que um número de telefone ficará à disposição para reclamações dos usuários. O número é o 3690-2147 e estará disponível das 07h às 12h e das 13h às 17h.