Em comemoração ao dia 15 de outubro, Dia do Professor, a Prefeitura de Varginha, por meio da SEMEC - Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realiza hoje, sexta-feira e sábado (16) o EducAR – Congresso Educacional do Sul de Minas. O evento é das 08h às 17h30 no CAIC I, no bairro Imaculada Conceição.
“Parabenizo todos os professores pelo dedicado trabalho que realizam em nossa cidade. Educar é oferecer ao ser humano a possibilidade de se desenvolver e buscar um futuro melhor por meio do conhecimento. Parabéns também por contribuírem com a história de nossa cidade” declarou o prefeito momentos antes de realizar a abertura do evento.
De acordo com a SEMEC, 800 educadores da rede pública municipal de ensino juntamente com 160 professores de escolas estaduais e particulares participam do congresso. A secretária Municipal de Educação e Cultura, Heliana Vinhas Ferreira, informa que a agenda organizada para a comemoração do Dia do Professor está entre as ações do plano de capacitação e motivação da secretaria.
“Na administração municipal, trabalhamos com uma política de integração e valorização dos nossos professores com o objetivo de dar a cada um deles a oportunidade de se reciclarem. É importante destacar que buscamos diariamente inserir ações e atividades que possibilitem a eles aprimorar o educar”, ressalta Heliana.
A programação inclui palestras com os renomados José Pacheco, Nilbo Nogueira, Celso Antunes, Jairo de Paula, Fabiano Brum, Vasco Moretto, Dirceu Moreira, e a dupla de palestrantes Fábbio Campello e Mannu Chagas e apresentações culturais. A programação completa está no site www.varginha.mg.gov.br.
Os 210 servidores públicos municipais dos setores administrativos da SEMEC participaram de palestras motivacionais realizadas no Polo Regional de Atendimento ao Professor. O tema “Educação, eu faço parte dessa equipe”, foi abordado pelo palestrante Mauro. Os servidores também receberam informações sobre os primeiros-socorros em caso de acidente dentro do ambiente escolar.
DIA DO PROFESSOR - Foi em 15 de outubro, no ano de 1827, que o imperador D. Pedro I criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, todas as cidades, vilas e lugarejos deveriam ter suas "escolas de primeiras letras". A primeira comemoração de um dia dedicado ao professor só aconteceria 120 anos depois, em 1947.
Em São Paulo, na pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada. A celebração foi oficializada nacionalmente como feriado escolar em outubro de 1963.
O Decreto Federal 52.682, de 1963, define a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias". Comemore esse dia que é de todos.
Fonte: www.capes.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/36-noticias/3251-15-de-outubro-dia-do-professor