Próximo passo é a criação do “Selo de Qualidade Turística”
Terminou esta semana a etapa de treinamento dos cursos voltados aos agentes de turismo em Varginha, para a implantação da REDETUR. Durante cinco semanas, cerca de setenta pessoas participaram de palestras e oficinas práticas que ofereceram oportunidades para aperfeiçoarem o turismo municipal, propondo minimizar os esforços dos turistas, aumentar o tempo de permanência deles na cidade, entre outras ações.
O último curso, “Qualidade de atendimento ao turista”, faz parte do programa que tem o objetivo de fortalecer a rede de turismo receptivo em Varginha, criando uma cooperação maior entre os envolvidos e conscientização entre os empreendedores sobre o potencial turístico do município. O programa é uma parceria entre o Conselho Municipal de Turismo, Prefeitura Municipal e iniciativa privada.
A instrutora do curso, Débora Kelly de Oliveira, está confiante que o projeto motive o turismo e a oferta turística na cidade. “Foram apresentadas novas ideias visando aumentar e melhorar as expectativas que o turista tem em conhecer o município,” afirmou a instrutora.
O próximo passo é a criação do “selo de qualidade turística”, que possui a finalidade de classificar e aprimorar os padrões dos serviços prestados na cidade, ampliando esses serviços que são colocados à disposição do turista. O selo será dividido em três categorias: diamante, ouro e prata.
Além disso, o resultado final do programa REDETUR se dará na confecção de uma revista, que divulgará informações sobre os pontos turísticos, hotéis, restaurantes e demais prestações de serviços na cidade.
Para o Secretário Municipal de Turismo e Comércio, Henrique Lemes, a oferta turística no município é grande e os agentes na área estão cada vez mais conscientes do seu papel fortalecedor do turismo local. “Os cursos de capacitação foram muito proveitosos para que todos se conscientizem que o turismo só funciona com a união dos envolvidos, sejam eles do poder público ou privado. Nossas expectativas são excelente e estamos nos profissionalizando para receber cada vez mais e melhor”, ressaltou o Secretário.