Em comemoração ao dia Nacional da Consciência Negra e 315 anos da morte de Zumbi dos Palmares, o Conselho Municipal de Desenvolvimento e Integração dos Negros e Afro Descendentes de Varginha (COMDINEAFRO), realizará várias atividades a partir das 09h na Praça Getúlio Vargas.
Serão apresentações culturais que contarão com a participação do Terno de Congada Nossa Senhora do Rosário e São Benedito; Clube da Amizade, Batukalata, Associação Cultural Ganga Zumba, Grupo Coral Varginha, Grupo de Hip Hop DJ Xandão e Dança de Salão Robson e Sandra. Participarão também do evento os professores, representantes da raça negra, e o escritor Carlos Coimbra.
Também haverá premiação do concurso de redação da Escola Estadual Afonso Pena que teve o tema: “Maria Rosa”.
São parceiros do evento a Prefeitura Municipal, a Fundação Cultural e o departamento de Coordenação de Relações com a Comunidade e O.P.
A diretoria do COMDINEAFRO informa que, em caso de chuva, o evento será realizado na sede da ARBO, que fica à Rua Silva Bitencourt, 500 no Centro.
Quem foi Maria Rosa: Maria Cândida Rosa, mulher negra, nascida na cidade de Conceição do Rio Verde, em 11 de fevereiro de 1910, veio para Varginha e aqui iniciou trabalho de assistência social a crianças e idosos da cidade. Em 1959 fundou o abrigo Santo Antônio, onde recebia crianças e idosos carentes. Conseguiu construir o abrigo através de doações e de sua renda que vinha da aposentadoria e seu trabalho como lavadeira. Em 1981, o abrigo Santo Antônio cuidava de 36 pessoas de 0 a100 anos. Em 1984, ano do afastamento de Rosa Maria das atividades, por seu precário estado de saúde, o abrigo passou por reformas e em 1985 se transformou na creche Mãe Rosa, que fica no bairro Vila Floresta.