Como já é de conhecimento da população, no período de chuva, o trabalho realizado na operação tapa-buraco e no recapeamento de ruas fica comprometido em razão das condições climáticas. O secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos (Sosub) Flávio Prado divulgou nesta quarta-feira, 1º de dezembro, a elaboração do plano de ação do setor de Pavimentação Asfáltica que já inclui a utilização da vibro-acabadora.
Para a realização de recapeamento, a Prefeitura de Varginha adquiriu através do Provias uma vibro-acabadora que começou a ser utilizada, em novembro. O investimento para a aquisição da máquina foi de cerca de R$ 500 mil.
A vibro-acabadora permite a realização de trabalho com maior agilidade e melhor acabamento na prestação de serviço. “Ganhamos muito com a compra do novo equipamento, agora, as frentes de trabalho conseguem atender a demanda do município cumprindo prazos menores e com a apresentação de resultado de grande qualidade” diz o secretário municipal. A expectativa é que o tapa-buraco e o recapeamento possam ter maior durabilidade. Assim, é previsto a diminuição do número de manutenções em locais onde ocorreu a operação tapa-buraco e o recapeamento.
Duas equipes fixas são responsáveis pelo recapeamento e tapa-buraco nos bairros e uma outra volante realiza o trabalho de manutenção de ruas e avenidas na área central e nos corredores de tráfego do transporte coletivo urbano e veículos pesados. Para executar a prestação de serviço, é preciso antes verificar as condições da base estrutural do asfalto, para em seguida, ocorrer a pavimentação.
O plano de ação do setor de Pavimentação Asfáltica apresenta cronograma de ações para manutenção das vias públicas que obedece o calendário de ordem de serviço demandado. Com o grande número de solicitações, a Sosub avalia a localidade onde é apresentada a necessidade de realização do serviço priorizando critérios como, por exemplo, ruas de maior tráfego de veículos.
O telefone da Sosub para registro e solicitação de ordem de serviço é 3690-2013. O horário de funcionamento de segunda a sexta-feira é das 7h as 17h.
SAIBA: A ligação de rede e manutenção realizadas pela COPASA, são de responsabilidade da concessionária. Cabe a administração municipal fiscalizar a prestação de serviço da empresa feito nas vias públicas da cidade.
O preparo de massa de reboco e concreto contribuem para a diminuição da vida útil do asfalto.