Este é o meio mais prático de comunicação entre a população e a prefeitura
Em menos de um ano em que a Ouvidoria Municipal começou a atender também pela internet, os acessos já se aproximam de 1.000. Segundo dados do sistema de atendimento do órgão, entre os meses de maio de 2010 e março de 2011 foram 880 acessos feitos através do site oficial da Prefeitura de Varginha: www.varginha.mg.gov.br/ouvidoria-municipal.
Ampliada e modernizada na administração do prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”, a Ouvidoria Municipal é um elo de comunicação entre a população e a Administração Pública Municipal. O órgão recebe reclamações, denúncias, solicitações e sugestões e as encaminha ao setor da prefeitura responsável, bem como ao prefeito e secretários. “A entidade ainda acompanha o desenrolar dos problemas, com todo o sigilo e dedicação inerentes, e cobra sua solução. Em assuntos como irregularidades administrativas, deficiência do serviço público, abuso de autoridade praticado por integrante da Administração Municipal, sugestões de melhoria dos serviços e outros que a população observe e anseie”, expôs a ouvidora municipal, Myriam Sant'Ana.
Internet
Segundo a ouvidora, o cidadão pode solicitar os serviços da ouvidoria através do telefone, e-mail, carta e internet, no entanto o último meio “é o mais prático para agilizar as solicitações, porque ali o munícipe expressa de forma livre e sem precisar se deslocar”. A Ouvidoria Municipal existe desde 2001. Na atual administração foram mais de 1000 atendimentos e, com o acesso aos serviços pela internet, a população teve mais uma ponte de aproximação com a Prefeitura e tudo que envolve as secretarias municipais.
“O número de acesso aos serviços da ouvidoria mostra que cada dia mais a população consegue com facilidade as informações e resoluções das suas solicitações relacionadas à prefeitura. Os cidadãos precisam conhecer a ouvidoria em todas as suas modalidades para que ampliemos ainda mais o serviço”, acrescentou o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”.
Em todos os modos o cidadão poderá exigir da ouvidoria que sua identidade seja mantida em sigilo. As reclamações anônimas ou incompletas serão verificadas, desde que não sejam de cunho pessoal ou difamatório, mas serão consideradas menos prioritárias.
Para utilizar os serviços da ouvidoria pela internet os cidadãos devem acessar o site www.varginha.mg.gov.br/ouvidoria-municipal. Em seguida, clicar no link “Registre a sua mensagem”. O internauta verá uma ficha com o cadastro da solicitação e, depois do preenchimento, o cidadão clica no link “Enviar”.
TIPOS DE ATENDIMENTO DA OUVIDORIA MUNICIPAL
DENÚNCIAS: fatos graves contrários às leis municipais vigentes;
SOLICITAÇÕES: pedidos de serviços e de atendimentos;
SUGESTÕES: para serem adotadas em qualquer setor da PMV;
RECLAMAÇÕES: quando solicitações feitas anteriormente aos diversos setores da PMV não forem atendidas.
Contato: 3690-2045
www.varginha.mg.gov.br/ouvidoria-municipal
ouvidoria@varginha.mg.gov.br
Endereço: Rua Presidente Antônio Carlos, 356 – Centro.