O prefeito de Varginha, Eduardo Carvalho Corujinha, abriu ontem, no Theatro Capitólio, a Semana do Meio Ambiente de Varginha. As atividades se estenderão até 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, criada em 2010. Em discurso, Corujinha destacou a importância da nova secretaria. “Além das atividades do dia a dia, a secretaria está encarregada de desenvolver a Agenda 21 de Varginha, cujo principal compromisso é criar o Plano de Manejo da maior reserva ecológica da cidade, o Parque São Francisco”, afirmou.
O prefeito lembrou que a prefeitura, por meio da secretaria, está desenvolvendo uma agenda de debates com órgãos ambientais, empresas e organizações não-governamentais (ONGs) com vistas a promover o desenvolvimento sustentável no município. “Somos favoráveis ao crescimento econômico, que traz ganhos para as empresas e para a cidade”, afirmou. “Mas devemos pensar o desenvolvimento numa ótica sustentável, ou seja, crescer com respeito ao meio ambiente e que esse crescimento traga benefícios para os cidadãos”.
Corujinha destacou a parceria que a prefeitura acaba de estabelecer com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), que se encarregará de elaborar o Plano de Manejo do parque. Outras ações importantes, segundo o prefeito, serão o desenvolvimento do aterro sanitário municipal e a criação das condições para a coleta seletiva de lixo.
A Semana do Meio Ambiente tem como principal objetivo contribuir para a conscientização das crianças e jovens. Entre as atividades haverá plantio de árvores, seminário e palestras sobre educação ambiental. Outra meta da prefeitura é desenvolver projetos e parcerias com o empresariado local.
O plantio de árvores começou pela Escola Municipal Paulo Cândido. No lançamento, aconteceram apresentações do Grupo Batukalata e do Coral do Clube da Amizade.
Nesta terça-feira (31/5), a partir das 8 horas, na regional de Varginha do Sest/Senat, acontecerá o 2º Seminário Regional de Conselhos Ambientais. Na quarta-feira, o plantio de árvores será na Escola Municipal Matheus Tavares e na Unidade de Ensino Infantil Célia Campos, no Parque Rinaldi.
Na quinta-feira (2/6), das 9h às 17h, a Praça do ET receberá a Mostra Ecológica das Instituições e Empresas Comprometidas com o Meio Ambiente. Já no dia 3 de junho, a Fundação Aprender recebe exposição de orquídeas e promove palestra sobre a importância da floresta no cenário urbano, às 19h30.