Ampliada e modernizada na administração do prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”, a Ouvidoria Municipal é um elo de comunicação entre a população e a Administração Pública Municipal. O órgão recebe reclamações, denúncias, solicitações e sugestões e as encaminha ao setor da prefeitura responsável, bem como ao prefeito e secretários. “Não são apenas mil acessos, mas sim, mil acessos com acompanhamento da Ouvidoria Municipal. A entidade acompanha o desenrolar dos problemas, com todo o sigilo e dedicação, e cobra sua solução”, explica a ouvidora municipal, Myriam Sant'Ana.
Prefeitura-população
O cidadão pode solicitar os serviços da ouvidoria através do telefone, e-mail, carta e internet, no entanto o último meio “é o mais prático para agilizar as solicitações, porque ali o munícipe expressa de forma livre e sem precisar se deslocar”. A Ouvidoria Municipal existe desde 2001. “Com o acesso aos serviços pela internet, a população teve mais uma maneira de aproximação com a Prefeitura e tudo que envolve as secretarias municipais e os serviços ligados à comunidade”, ressaltou o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”.
Resultados
O empresário Leandro Lobo Motteran disse que utilizou os serviços da Ouvidoria pela internet e que teve o problema resolvido. “Foi muito prático porque fiz pela internet. Como não tenho tempo para cuidar disso pessoalmente, achei o atendimento sem burocracia”. O solicitante mora no Parque Rinaldi e na ocasião foi atendido quanto ao pedido de serviço de capina e fiscalização a uma empresa vizinha.
A professora aposentada Célia Bencivene Ferreira pediu intervenção da prefeitura no apoio à fiscalização e limpeza de uma casa vizinha à dela, no centro da cidade. “Fui atendida de forma rápida e, como vi que é dada atenção às nossas sugestões e às solicitações, já utilizei novamente o serviço”, completou.
Passo a passo
Para utilizar os serviços da ouvidoria pela internet os cidadãos devem acessar o site www.varginha.mg.gov.br/ouvidoria-municipal. Em seguida, clicar no link “Registre a sua mensagem”. O internauta verá uma ficha com o cadastro da solicitação e, depois do preenchimento, o cidadão clica no link “Enviar”.
Em todos os modos o usuário poderá exigir da ouvidoria que sua identidade seja mantida em sigilo. As reclamações anônimas ou incompletas serão verificadas, desde que não sejam de cunho pessoal ou difamatório, mas serão consideradas menos prioritárias.