A 19ª edição do Arrastão da Solidariedade arrecadou cerca de 8 mil quilos de alimentos e peças de roupa. O evento organizado pela Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Habitação e Promoção Social (SEHAP), com apoio da EPTV Sul de Minas e a Guarda Municipal, foi realizado neste domingo (5) e percorreu os bairros de Varginha.
Os servidores públicos municipais da Secretaria Municipal de Habitação e Promoção Social (SEHAP), juntamente com entidades filantrópicas e parceiros, se reuniram no início da manhã de domingo na praça Getúlio Vargas. Ali eles foram divididos em sete grupos.
A população de Varginha cooperou com as doações de alimentos, foram aproximadamente 3 mil quilos arrecadados, e peças de roupa, com cerca de 5 mil quilos. Tudo o que foi arrecadado está no Banco de Alimentos, onde a equipe da SEHAP separa os donativos que serão repassados às famílias de baixa renda por meio de entidades beneficentes cadastradas na Secretaria Municipal de Habitação e Promoção Social.
“Os varginhenses se mostraram solidários tanto na doação quanto no trabalho voluntário para recolher os donativos”, afirmou o secretário municipal de Habitação e Promoção Social, Miguel José de Lima. Segundo ele, o volume de doação seguiu os números dos arrastões realizados nos anos anteriores.
Mobilização social
Nos últimos 11 anos, o Arrastão da Solidariedade tornou-se a principal iniciativa de mobilização social em Varginha. Ao longo dos anos, foram arrecadados aproximadamente 48 toneladas de alimentos e cerca de 55 toneladas em peças de roupa. Milhares de cidadãos já foram beneficiados com as doações arrecadadas.
De acordo com o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” o “arrastão” é tradicional no município e conta com o compromisso da SEHAP e todas as entidades envolvidas. “As doações começam a ser distribuídas às famílias no início da semana em um grande trabalho realizado através de voluntários e servidores municipais”, completou.