De acordo com o secretário o evento em Varginha vai preparar os municípios da região para a Conferência Estadual que será realizada no mês de outubro em Belo Horizonte. Cinco cidades do Estado receberão as conferências regionais, entre elas, Varginha. Aqui serão eleitos 60 delegados para o evento estadual. “Entre os assuntos da conferência estão a geração de mais empregos e de qualidade, a erradicação do trabalho escravo e infantil, o fortalecimento da participação de atores tripartites e o diálogo social como instrumento da democracia”, apontou Pimenta.
Segundo o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”, a prefeitura dará todo o suporte para a realização da conferência. “O trabalho decente envolve toda a população e é importante que a cidade receba a conferência com todos os representantes da região para a definição dos assuntos relevantes para que estes sejam levados para o Estado”, disse.
Economia Solidária
O secretário de estado e o prefeito, acompanhados do secretário municipal de Habitação e Promoção Social, Miguel José de Lima, aproveitaram a oportunidade para discutir ações ligadas ao Economia Solidária, projeto do governo federal de desenvolvimento sustentável. Ele abrange um conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizadas sob a forma de autogestão. Em Varginha, existem ações do Economia Solidária, coordenadas pela Incubadora de Cooperativas.