A Prefeitura de Varginha, através do Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (CDCA), reinaugura três lavanderias comunitárias esta semana. Depois do Santa Maria, nesta quarta-feira (15) acontece a reinauguração da Lavanderia da Vila Registânea e, na sexta-feira (17), a Lavanderia do São Geraldo será reinaugurada.
A reforma nas lavanderias foi realizada durante dois meses. Entre os reparos realizados estão a pintura, a troca de tanques, vidros, portas, portões, grades, alambrados e pisos. Com as reformas, inicialmente, cerca de 30 famílias serão beneficiadas. Os espaços, agora reformados, servirão como área de atividade geradora de renda para muitas famílias.
“Nós estamos satisfeitas com a reforma. A lavanderia ficou mais bonita e é bom que a gente nota a existência de um trabalho social no nosso bairro”, disse a trabalhadora beneficiada, Laura de Oliveira.
A presidente do CDCA, Karina Braga Baroni Carvalho, afirma que o objetivo é proporcionar às inúmeras famílias das comunidades atendidas de usar um espaço com estrutura adequada e ainda utilizá-lo para garantir renda familiar. “Tenho grande admiração e respeito pelas mulheres que utilizam as lavanderias. Elas são trabalhadoras e guerreiras”. Após a reinauguração, a presidente do CDCA entregou um kit de proteção para as beneficiadas utilizarem no seu trabalho diário.
Sete lavanderias
Varginha possui sete lavanderias mantidas pela prefeitura que cede o espaço e mantém os investimentos na manutenção como por exemplo, o gasto de água e energia elétrica. As lavanderias estão localizadas nos bairros Santa Maria, Vila Registânea, São Geraldo, Centenário I, Centenário II, Santana e Canaã. A primeira lavanderia reformada foi a unidade do Centenário II, reinaugurada em dezembro de 2010.
O prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” ressalta que o propósito é levar a mesma oportunidade para outros bairros do município. “Após a entrega das três lavanderias investiremos nas reformas dos espaços no Centenário I, Santana e Canaã”, completou.