21 JUN 2011
Estudantes de Três Pontas conhecem aeroporto de Varginha
Cerca de 80 estudantes da Escola Municipal Professora Edna de Abreu, da cidade de Três Pontas, conheceram o aeroporto de Varginha, Major Brigadeiro Oscar Trompowski. A visita foi realizada nesta terça-feira (21) e a iniciativa integra um projeto da escola que leva os estudantes para aprender na prática assuntos trabalhados dentro da sala de aula.
De acordo com a diretora da escola, Rosiane Rissi Maia, todas as crianças têm cinco anos de idade e viram pela primeira vez de perto um aeroporto e um avião. “A ideia de visitar o aeroporto de Varginha surgiu depois que os alunos ficaram curiosos sobre o funcionamento do avião. Eles ficaram empolgados ao verem o pouso do avião e, o curioso é que não foram só os alunos que assistiram pela primeira vez o avião pousando, muitos professores também”, completou. Os visitantes presenciaram o pouso do voo que veio de Belo Horizonte.
O aeroporto de Varginha conta com pista asfaltada de 2.100 metros de extensão por 30 metros de largura. O espaço é dotado de radio farol e balizamento para pouso diurno e noturno. Ele está a 5 Km do centro da cidade, ao lado da rodovia BR-491, que liga Varginha a Elói Mendes. Localizado a 925 metros de altitude, o aeroporto possui posição estratégica, operando no cruzamento das rotas Rio-Brasília e Belo Horizonte-São Paulo. O aeroporto está em fase de expansão, com a construção do novo terminal de passageiros e um terminal de cargas.

Voos
Com os voos da Trip, Varginha possui conexões para algumas das principais capitais do Sudeste e do Sul do país. A rota diária embarca para São Paulo, Belo Horizonte, Vitória, Joinville, Criciúma e Porto Alegre. Além das capitais, as linhas também levam moradores do Sul de Minas a cidades como São José dos Campos (SP), Macaé (RJ) e Campos (RJ).