22 JUN 2011
Vacinação contra a paralisia infantil e sarampo continua

A Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) foi novamente prorrogada e vai até o próximo dia 1º de julho. Já a imunização contra o sarampo, rubéola e caxumba, será disponibilizada até o dia 22 de julho. A Prefeitura de Varginha, através do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), disponibiliza 20 pontos para a aplicação das vacinas.

Segundo a SEMUS, os números parciais que correspondem até terça-feira (21), apresentavam 5.782 crianças vacinadas contra a paralisia infantil (73,71% da meta) e 6.319 crianças imunizadas contra o sarampo, a rubéola e a caxumba (67,05% da meta).

Todas as crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar a vacina para prevenir a paralisia infantil. A vacinação contra sarampo, rubéola e caxumba atingem crianças de 1 ano e menores de 7 anos (6 anos, 11 meses e 29 dias) – mesmo que já tenham sido vacinadas antes.

De acordo com a SEMUS o objetivo em Varginha é atingir a meta de vacinar 7.844 crianças (menores de 5 anos) contra a poliomielite e 9.425 pessoas (1 a menores de 7 anos) contra o sarampo, a rubéola e a caxumba. A vacinação no município está disponível em todas as unidades de saúde, das 8h às 17h. Vale lembrar que quinta e sexta-feira (23 e 24) as unidades estarão fechadas devido ao feriado de Corpus Christi.

Segunda fase da pólio

A vacinação contra a paralisia infantil terá duas fases, a primeira está sendo realizada e a segunda fase começa no dia 13 de agosto. Nesta data, os pais ou responsáveis devem levar as crianças novamente aos postos de vacinação para que elas recebam mais duas gotinhas contra a pólio.