Depois de reforma, alunos retornarão à sede da entidade
Com o objetivo de dar oportunidade à comunidade para a conclusão do Ensino Fundamental e Ensino Médio, o Centro de Estudos Supletivos (CESU), entidade da Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), realiza novas matrículas a partir do dia 2 de agosto. Os estudantes da entidade e os novos alunos voltarão, a partir da mesma data, a ocupar as salas do prédio instalado à Rua Esmeralda, 102, no bairro Vila Bueno.
O espaço passou por uma reforma geral na parceria entre o Colégio Marista e a Prefeitura de Varginha. O prédio será sede da Escola Social do Marista nos períodos da manhã e da tarde e, do CESU, no período noturno. O método de ensino supletivo do CESU é feito por eliminação de matéria. As salas são ambiente, ou seja, por disciplina, e o aluno deve cumprir a carga horária da matéria que é dividida em módulos (conteúdo, exercícios e provas). Neste modo de ensino o aluno faz o seu tempo, de acordo com a sua disponibilidade.
As pessoas que vão ingressar no ensino supletivo para o Ensino Fundamental devem ter no mínimo 15 anos de idade, enquanto os que vão se matricular no Ensino Médio precisam ter no mínimo 18 anos. Para efetuar a matrícula, o interessado deve apresentar a seguinte documentação: histórico escolar (até a série que estudou), certidão de nascimento ou casamento, CPF, carteira de identidade, título de eleitor (para os maiores de 18 anos), comprovante de residência e duas fotos 3x4.
O CESU possui atualmente cerca de 220 alunos. As aulas acontecem diariamente das 18h30 às 22h. Como as salas são por disciplina, o aluno não precisa necessariamente cumprir diariamente o horário de 18h30 às 22h. Os estudantes que moram em uma distância maior que dois quilômetros da escola, têm direito ao passe escolar. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3690-2153.