21 JUL 2011
Parque Centenário recebe “Dia do Exercício”
Neste sábado (23) o Parque Centenário, espaço tombado pelo patrimônio cultural do município, recebe mais uma edição do ‘Dia do Exercício’. A atividade gratuita é uma união dos projetos Qualidade de Vida e Academia de Rua que são mantidos pela Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel).
A programação do evento tem início às 8h, com aula de alongamento. Na sequência, serão ministradas oficinas de abdominal, circuito nos aparelhos, halteres, bastões (localizada), dança e step. A atividade encerra com mais um alongamento e uma confraternização.
O projeto Qualidade de Vida já está há quatro anos na ativa. Ele oferece aos participantes a prática de atividade física gratuita, como: hidroginástica, natação, tai chi chuan e ginástica localizada. Angélica Leal de Almeida, uma das coordenadoras do projeto, avalia que “ações como essa, são de extrema importância, já que melhora a qualidade de vida, diminui a ingestão de medicamentos, e a pessoa fica mais disposta às suas atividades rotineiras.”
Já o projeto Academia de Rua, mantém atualmente 5 academias instaladas em praças públicas nos bairros Sion (em frente ao Batalhão da PM), Santa Maria, Parque Novo Horizonte, Imaculada (Praça do Estudante), além do Parque Centenário, palco da atividade de sábado.
As inscrições para o Qualidade de Vida são realizadas na sede da Semel, no bairro São Geraldo e, para participar da Academia de Rua, basta ir diretamente a um dos locais.

Parque Centenário
O Parque Centenário ocupa uma área de 175,6 mil metros quadrados de preservação permanente. Ele conta com uma pequena mata natural e abriga três nascentes que alimentam o seu grande lago central e as duchas para as crianças. O local possui Academia de Rua e ainda conta com a base da Guarda Municipal Ambiental.