Prefeito empossou os membros do Conselho Municipal do Idoso de Varginha
Cerca de 400 pessoas de aproximadamente 50 municípios da região discutiram, debateram e criaram propostas dentro da 1ª Conferência Municipal e Regional dos Direitos do Idoso realizada na última quinta-feira (21) em Varginha. O evento organizado pela Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Habitação e Promoção Social (Sehap) e o Conselho Municipal do Idoso (Comiva), em parceria com a diretoria regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), teve como tema central “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”.
“Foi um dia de muito trabalho, um momento de aprendizado e captação de experiências. O interessante é que a conferência levanta os problemas que toda a região enfrenta e tem o diferencial de escutar dos próprios idosos o que eles querem com as políticas públicas”, ressaltou o presidente do Conselho Estadual do Idoso, Felipe Willer. Ele ainda lembrou que Minas Gerais possui cerca de 2 milhões de idosos e, no Brasil, são cerca de 25 milhões.
A conferência teve a participação direta das entidades representativas de Varginha e que trabalham com projetos voltados para a melhor idade. O Clube da Amizade, idealizado pela primeira-dama Karina Braga Baroni Carvalho, uma iniciativa da Prefeitura de Varginha, através do Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (CDCA), e os integrantes das atividades dos núcleos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), por meio da Sehap, assistiram as palestras e participaram das discussões durante o encontro. “Hoje a sociedade foi protagonista e mostrou o seu poder de influência. O auditório lotado demonstra a vontade de participação da população para que as políticas sejam trabalhadas”, afirmou o secretário municipal de Habitação e Promoção Social, Miguel José de Lima.
As lideranças da região debateram assuntos paralelos ao tema central, entre eles o envelhecimento e políticas de Estado para pactuar caminhos intersetoriais; a pessoa idosa como protagonista e a efetivação dos seus direitos; o fortalecimento e integração dos conselhos, com alcance e comprometimento aos direitos do idoso; e as diretrizes orçamentárias, plano integrado e orçamento público da União, Estados, Distritos Federal e municípios, com inclusão e fiscalização.
A instrutora do Centro de Convivência do Idoso de Conceição dos Ouros, Terezinha Vieira da Rocha, disse que as ideias e as iniciativas já existem, “é necessário agora reforçar as propostas para agilizar os recursos para melhorarmos o nosso trabalho”, comentou. Terezinha lembrou que de Varginha saíram os delegados regionais que representarão o município na conferência de esfera estadual que será realizada no dia 30 de agosto em Belo Horizonte.
Durante a abertura da conferência, o prefeito de Varginha, Eduardo Carvalho “Corujinha”, lembrou os projetos e iniciativas promovidos no município e que são voltados diretamente ao público da terceira idade. “O Clube da Amizade, o Programa Muito Mais Coração, as Academias de Rua em cinco bairros, a construção do Centro de Convivência do Idoso são alguns dos projetos que têm a proposta de elevar a qualidade de vida da população da terceira idade”.
Conselho Municipal do Idoso
O prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”, na abertura da conferência, ainda empossou os membros do Conselho Municipal do Idoso de Varginha (Comiva). A lei que criou o colegiado foi sancionada pelo Executivo em dezembro do ano passado. O grupo é formado por 14 membros e seus respectivos suplentes, sendo metade do governo do município e a outra metade da sociedade civil. “O conselho fortalece os projetos e cria parcerias para que as políticas públicas sejam realizadas”, finalizou o prefeito.