17 AGO 2011
Bairro de Fátima se une contra a dengue; sábado será de atividades e serviços gratuitos

Comunidade ainda poderá entregar lixo eletrônico no local

Depois da Vila Floresta, o Padre Vítor e a Vila Barcelona, agora é a vez do bairro de Fátima receber o evento “Agora é Guerra, Todos Contra a Dengue”. A Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com o governo do Estado, realiza atividades com o tema “Folclore no Combate à Dengue” que vão desde a conscientização contra o mosquito da dengue, gincanas e brincadeiras, até serviços gratuitos para a população e ainda o descarte de lixo eletrônico.

As atividades no bairro de Fátima serão realizadas na Praça Leopoldo Melo (ao lado da quadra) e começam às 8h e vão até às 13h. Todos os serviços oferecidos serão gratuitos. Haverá muita diversão com brinquedos, exposições, laboratório, teatro, além de gincana envolvendo escolas públicas no recolhimento de materiais recicláveis.

Os visitantes poderão contar com a ação social, através dos serviços de emissão de carteira de trabalho, corte de cabelo, aferição de pressão arterial, glicemia capilar e teste rápido de hepatite. Os participantes do evento ainda terão a oportunidade de ganhar um litro de leite, pois quem levar um pneu, 10 latas ou cinco garrafas pet, poderá trocar pelo alimento. As iniciativas são uma parceria da Prefeitura de Varginha com a Câmara Municipal e a Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Lixo eletrônico

Os moradores de toda a cidade poderão participar também de outra campanha neste sábado na quadra do Fátima. O Mutirão de Resíduos Eletrônicos – Varginha Sem Lixo Eletrônico será organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea), em parceria com a EcoBrasil. Todo tipo de lixo eletrônico será recolhido.

Os resíduos recicláveis coletados poderão ser vendidos, já os não-recicláveis serão descartados de forma correta. Entre os produtos que a comunidade poderá entregar para organização do mutirão estão: computadores e acessórios, eletrodomésticos, telefones celulares, e quaisquer outros equipamentos eletrônicos, exceto refrigeradores e ar-condicionado.

Revitalização

As atividades do fim de semana no bairro de Fátima integram um trabalho de união entre as secretarias municipais da Prefeitura de Varginha e a comunidade local para um plano de revitalização da área que compreende a praça e a quadra. As iniciativas atendem às reivindicações feitas por próprios moradores do Fátima que se reuniram com membros do governo municipal há dois meses.

As primeiras ações já começaram. Em julho, a Secretaria Municipal de Habitação e Promoção Social (Sehap), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro, realizou a festa julina. No cronograma estabelecido para revitalização dos espaços públicos do bairro, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Sosub) iniciou nos últimos dias trabalhos de manutenção da praça e quadra.