Varginha está entre os 63 municípios mineiros contemplados com os recursos do ICMS Turístico em 2012. Pelo segundo ano consecutivo, o município está na seleta lista divulgada pelo governo estadual. Neste ano de 2011, Varginha recebe cerca de R$ 120 mil que complementam os investimentos realizados pela Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Turismo e Comércio (Setec).
De acordo com o secretário municipal de Turismo e Comércio, Henrique Lemes, a contemplação de Varginha no ICMS Turístico mostra o bom momento vivido pelo município através do turismo local. “A cidade mostra sua vocação turística e com as novas ações do governo municipal, como as linhas aéreas diárias para os grandes centros, ampliação do aeroporto, parcerias com a iniciativa privada, revitalização dos parques, entre outras, o município só tem a ganhar”, disse.
O objetivo do ICMS Turístico é descentralizar os recursos com repasse direto para os municípios. Para se ter direito a ele, o município deve possuir, entre outras exigências, o Conselho Municipal de Turismo. Em Varginha, ele existe (conhecido como Comtur) e auxilia na realização das atividades turísticas realizadas em conjunto com a prefeitura. “Este ano avançamos em diversas ações que foram realizadas com o investimento do ICMS Turístico. Entre elas podemos citar a Redetur, contando com o Alô Turismo!, os cursos de capacitação gratuitos, a revista de divulgação dos serviços turísticos de Varginha, a participação em eventos e exposições dentro e fora da cidade, além da sinalização turística e a criação do Centro de Atendimento ao Visitante que estão projetados”, comentou o presidente do conselho em Varginha, Vinícius Amantea.
Segundo dados do Comtur, depois da implantação das novas ações do turismo em Varginha, a rede hoteleira no município, nos finais de semana, teve aumento no número de hóspedes em uma variação de 10 a 25%.
Participantes da Redetur