Uma pesquisa da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) aponta que Varginha é o município mais ágil na abertura de empresas em todo o Estado. Inserida no Minas Fácil, programa que possibilita ao empreendedor a abertura de negócios em no máximo oito dias, Varginha lidera o ranking das 33 cidades integrantes do Programa e permite que um empresário formalize seu negócio em até 24 horas.
Além da agilidade, Varginha também lidera o ranking do Sul de Minas em abertura de empresas de pequeno, médio e grande porte. Entre janeiro e agosto deste ano, foram criadas 380 novas empresas, um crescimento de 27,5% em comparação com o mesmo período do ano passado.
De acordo com o superintendente regional da Junta Comercial do Sul de Minas Gerais, Luiz Carlos Mangiapelo, Varginha é pioneira na formalização de empresas, impulsionada por legislação municipal de referência para outros municípios que têm a intenção de participar do Minas Fácil. Mangiapelo conta que, atualmente, um empreendedor sem restrições administrativas precisa de apenas três horas para conseguir inscrever sua empresa na cidade. O prazo máximo do programa é de oito dias e, nos municípios que não integram o Minas Fácil, a demora pode ser de até 20 dias.
O secretário municipal de Indústria e Desenvolvimento Econômico, Carlos Aílton Martins, ressalta a importância do Minas Fácil para a cidade. Segundo o secretário, o programa, que é uma uma parceria dos governos municipal, estadual e federal com a Jucemg, é um fator que alavanca o crescimento econômico da cidade e reduz a informalidade das empresas, pois incentiva e atrai os pequenos empresários.
O prefeito Eduardo Carvalho Corujinha comemora a posição do município e elogia o trabalho da Jucemg e da Prefeitura. “Estamos empenhados em agilizar a abertura e regularização de empresas na cidade. Além do crescimento, conseguimos tirar empresas da informalidade e atrair mais investimentos, além da geração de novos empregos”, diz.
As outras seis cidades que participam do programa Minas Fácil no Sul de Minas são: Lavras, Três Corações, São Lourenço, Itajubá, Pouso Alegre e Passos.