Será sediado no Estado de São Paulo, entre os dias 2 e 18 de dezembro, o 20º Mundial de Handebol Feminino adulto. No maior evento da modalidade que será realizado pela primeira vez no Brasil, a comissão de estatísticas do mundial contará com um integrante varginhense: Anderson Massahud, que é técnico da equipe feminina de handebol da Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL/CRES/MINAS OLÍMPICA).
Anderson ficará em Santos, cidade que vai hospedar o grupo A, que é composto por Noruega (atual campeã olímpica), Angola, China, Monte Negro, Alemanha e Islândia. São 24 Seleções divididas em 4 chaves. Na B que ficará em Barueri, tem Rússia, Holanda, Espanha, Cazaquistão, Coréia do Sul e Austrália. Na C que será disputada em São Paulo, capital, estão Brasil, França, Japão, Cuba, Romênia e Tunísia. Já na D, em São Bernardo do Campo, estão Suécia, Croácia, Costa do Marfim, Dinamarca, Argentina e Uruguai.
Para Anderson, essa experiência será muito importante para o crescimento do esporte varginhense. “Será uma oportunidade de aprofundamento técnico. Poder participar de um evento tão importante para nossa modalidade é sem dúvida um grande crescimento profissional”, e completou, “vivenciar o que há de mais moderno no handebol mundial e trazer isso para a realidade de nossas equipes de competição será o nosso desafio nesse campeonato”.
A fase preliminar do Mundial será realizada de 2 a 9. O Brasil estréia já na sexta (2) às 21 horas contra Cuba. As quartas, semifinais e finais serão disputadas na capital. O Campeão garante vaga nos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres e no Campeonato Mundial de 2013 na Sérvia. As Seleções que terminarem entre a 2ª e 7ª posições disputam ainda o Torneio de Qualificação Olímpica, dos dias 25 a 27 de maio de 2012.