Cento e trinta jovens iniciam o curso do Programa de Profissionalização Adolescente Consciente (Propac) nesta quarta-feira (1º). A nova turma é dividida nos períodos da manhã, com aulas das 7h30 às 11h, e da tarde, das 12h30 às 16h, no Propac I, localizado na Vila Bueno.
O Propac é um projeto da Prefeitura de Varginha, através do Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, que atende cerca de 600 adolescentes anualmente, com a oferta de cursos técnicos profissionalizantes de auxiliar de escritório, vendas, informática e laboratório de rádio.
O foco é prepará-los para o mercado de trabalho por meio de uma didática de inclusão cidadã, que permite ao adolescente refletir e interferir nas diferentes instâncias da sociedade e nos espaços onde está inserido. Os jovens também têm aulas de duas línguas estrangeiras – inglês e mandarim – além de reflexões sobre qualidade de vida e auto-conhecimento, sem deixar de lado as atividades físicas. Os cursos têm duração de cinco meses e após a conclusão da capacitação técnica e profissional, os alunos são encaminhados ao mercado de trabalho para a realização de estágio.