A Prefeitura de Varginha concluiu a primeira etapa do Plano de Carreira do Servidor Público Municipal. A avaliação de cargos e pesquisa salarial foi executada e, agora, o plano entra na segunda etapa que consiste na análise da atual legislação municipal para a elaboração de um novo projeto de lei que deverá propor a unificação dos cargos e a correção de eventuais distorções salariais.
O Plano de Carreira é iniciativa da prefeitura que contratou, por meio de regular processo licitatório, uma empresa de consultoria em recursos humanos para a elaboração e desenvolvimento. O plano, que contempla as dimensões de cargos e remuneração, prevê formas de evolução e crescimento profissional e salarial baseado na avaliação do mérito, esforço, comprometimento e competência de cada servidor. O objetivo é que o plano atenda a todos os servidores da administração direta (prefeitura e secretarias) e indireta (fundações e autarquias).
O secretário Municipal de Administração, Guilherme Tadeu Maia, explica que o Plano de Carreira é uma antiga reivindicação dos servidores municipais. Segundo o secretário, “a implantação do plano é um incentivo para o funcionário, pois valoriza a competência e o envolvimento de cada profissional na sua área, analisando a todos igualmente, e não em cargos e categorias isoladas”.
O prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” observa que a implantação do plano valorizará o profissional, ao analisar o trabalho de cada servidor de forma justa e dentro de parâmetros reconhecidos. Segundo ele, os servidores foram ouvidos durante o processo de elaboração do plano: “A elaboração e implantação do plano é uma grande conquista para nós, afinal é uma reivindicação antiga e fortalece o diálogo com os servidores públicos municipais”.