Concerto será no domingo 18 de março, no Theatro Municipal Capitólio
Os ingressos para a apresentação única da Orquestra Filarmônica de Minas em Varginha já podem ser trocados por alimentos. Cada pessoa pode retirar até cinco ingressos. É permitido qualquer alimento não-perecível, mas pede-se para não levar sal nem fubá. Os pontos de troca são os imóveis tombados da Fundação Cultural: Estação Ferroviária (Praça Matheus Tavares, 121) ou Theatro Municipal Capitólio (Rua Presidente Antônio Carlos, 522). Assim como em outras iniciativas semelhantes da Fundação Cultural, os alimentos serão doados para famílias carentes da cidade.
O concerto será às 11h do domingo 18 de março, no Theatro Municipal Capitólio. Além de Varginha, Pouso Alegre e Santa Rita do Sapucaí também recebem a Orquestra Filarmônica. O concerto é uma realização do Ministério da Cultura e Governo de Minas, com apoio da Prefeitura de Varginha, através da Fundação Cultural do Município.
O concerto será regido pelo maestro Marcos Arakaki, regente assistente da Filarmônica, com solo da violoncelista Elise Pittenger, assistente de chefe de naipe da Orquestra. Serão apresentas as peças Abertura Candide, de Bernstein; O Quebra-nozes: Pas de Deux, de Tchaikovsky; Ponteado, de Guerra-Peixe; Elegia, de Fauré, Danzón n°2, de Marquez, Caçadores da Arca Perdida, de John Williams, e Abertura 1812, de Tchaikovsky.
Formada por 85 músicos brasileiros e estrangeiros, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, em apenas cinco anos de atividades, conta com amplo reconhecimento de público e de crítica especializada e já foi aplaudida por mais de 300 mil pessoas.
A diretora da Fundação Cultural de Varginha, Paula Andréa Direne Ribeiro lembrou que a vinda da Orquestra Filarmônica foi fruto de uma negociação determinada pelo prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”, para oferecer uma atração erudita para a população: “É difícil conseguir uma apresentação de música clássica, mas o prefeito queria, para completar o leque de atrações culturais, já que nós já oferecemos música popular, rock, no carnaval houve várias opções musicais, desde marchinhas de carnaval, até axé”. “É mais uma excelente opção de lazer para Varginha, em um horário diferenciado, o que vai marcar uma atração para toda a família”, disse o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”.
Com as turnês estaduais, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais cumpre o papel de levar a música de concerto a diferentes regiões de Minas Gerais e possibilita que novos públicos tenham o contato direto com música sinfônica de excelência. Todo ano a Filarmônica realiza turnês por Minas Gerais e, desde 2008, o grupo já esteve em 45 cidades mineiras.
Concerto da Orquestra Filarmônica de Minas
Dia 18 de março, domingo, às 11h
Theatro Municipal Capitólio
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível
Pontos de troca - Theatro Municipal Capitólio ou na sede da Fundação Cultural (Praça Matheus Tavares, 121, centro - antiga Estação Ferroviária - das 8h às 18h)
Informações: (35) 3690-2721 ou 3690-2705.