Contadores e empresários de Varginha estiveram no Theatro Municipal Capitólio nesta terça-feira (13) para a segunda etapa do lançamento da nota fiscal eletrônica. O evento realizado pela Prefeitura de Varginha ofereceu treinamento para a ferramenta considerada segura, prática e disponibilizada sem custos.
A abertura do evento contou com a presença do prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”, do secretário municipal da Fazenda, Bertonlúcio Mendonça de Macedo, do presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais, Cléber Teixeira, do presidente do Sindicato dos Contabilistas de Varginha, Janílton Marcel de Paiva, e do palestrante e representante da Eicon – Controles Inteligentes, Bruno Urbinatti.
O projeto da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfa) implantou, entre 2009 e 2011, o sistema de nota fiscal eletrônica em 900 empresas do setor de serviços de Varginha. “Nosso objetivo é que os outros 2 mil empreendimentos do segmento se adequem e que até o fim deste ano o trabalho seja concluído”, disse o secretário municipal Bertonlúcio.
Entre as vantagens da nota fiscal eletrônica estão: segurança na transparência de dados, garantida por senha eletrônica e certificação digital; escrituração eletrônica automática; disponibilidade de consultas online; maiores recursos para gerenciamento das notas fiscais emitidas recebidas; elimina os erros de preenchimento de documentos de arrecadação, bem como do registro do seu pagamento; reduz custos de aquisição de papel, contribuindo com a preservação do meio ambiente, de impressão, de envio de documento de documento fiscal; aumento da confiabilidade da nota fiscal; e incentivo ao comércio eletrônico e ao uso de novas tecnologias.