O Museu Municipal de Varginha completa 12 anos nesta quinta-feira (26/4). No período, o museu recebeu mais de 25.000 visitas de 11 países. Hoje fazem parte do acervo permanente do museu cerca de 7.000 peças como fotos, armas, fragmentos de construções, moedas, cédulas e documentos diversos, como ofícios de autoridades, arquivos de empresas etc. Tudo foi doado por famílias, empresas e instituições de Varginha.
Entre as mostras realizadas no Museu Municipal estão “Êxodos – A Humanidade em Transição” (60 pôsteres originais do fotógrafo Sebastião Salgado, um dos mais respeitados fotojornalistas da atualidade), “O Presente do Passado” (fotos antigas e atuais de Varginha, visitada por mais de 2.000 pessoas) e “Retratos da Infância” (fotografias e objetos retratando a infância das crianças de Varginha nos séculos XIX e XX).
O Museu Municipal já sediou mais de 30 exposições e oficinas, distribuiu 1.500 livros e lançou 19 jornais, folders e impressos. A novidade em seu aniversário é a retomada do Binóculo, órgão oficial que será entregue aos visitantes e distribuído à rede escolar. O jornal traz notícias do Museu, do trabalho de educação patrimonial desenvolvido por sua equipe e exposições.
Opiniões
“Graças aos museus, ainda hoje se conhecem diversas manifestações culturais, cujos traços foram salvos e permanecerão por várias eras como espelhos do passado. Nesses doze anos trabalhamos para que nossa história seja preservada e esperamos que as pessoas continuem apoiando-nos nesse processo, visitando, doando documentos, fotos e objetos relativos à cidade” (Cláudio Martins, diretor do Museu Municipal).
“É um equipamento cultural fantástico, porque você trabalha a educação patrimonial de forma concreta. Guarda várias obras e o imaginário da cultura da cidade. Não há nada melhor para educar do que apresentar o objeto em si, que já traz seu significado do passado, do futuro e também para as gerações futuras” (Raquel Nogueira e Silva, coordenadora técnica do Patrimônio Cultural).
“Desde sua fundação, o Museu vem catalogando, gerindo e difundindo a cultura e a história de Varginha e região. Seu significativo acervo pode ser apreciado na exposição permanente ou nas várias exposições temporárias, que também traduzem a influência de nossa rica diversidade cultural no cotidiano da cidade”(Paula Andréa Direne Ribeiro, diretora-superintendente interina da Fundação Cultural).
“O Museu comemora 12 anos de valorização e preservação da cultura de várias gerações, que são o alicerce de nossa sociedade varginhense. É motivo de orgulho e comprometimento com nossas raízes e conservação do que existe demais precioso para uma nação: a cultura” (prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”).
O Museu Municipal foi fundado em 26 de abril de 2000. Recebe excursões de alunos todas as semanas. Funciona de segunda a sexta de 8h ao meio-dia e de 13h às 18h. Aos sábados, de 8h ao meio-dia. Fica na Praça Matheus Tavares, 181, centro da cidade. O telefone para agendar visitas é (35) 3690-2716. Não é cobrada taxa.