Serviço facilita contato da população com os diversos setores da prefeitura
A Ouvidoria Municipal, serviço regulamentado e informatizado pela Prefeitura de Varginha em 2010, acaba de atingir 2 mil acessos pela internet, através do site www.varginha.mg.gov.br. O espaço recebe sugestões, solicitações, reclamações e denúncias do cidadão que tem o pedido encaminhado diretamente à secretaria competente.
De acordo com a ouvidora municipal, Myriam Sant'Ana, 75% dos acessos foram atendidos e tiverem respostas. “O objetivo é estreitar a relação da prefeitura com o cidadão. Há dois anos implantamos o serviço informatizado, através do Setor de Informática da prefeitura, o que fez com que a população tenha fácil acesso à Ouvidoria. A nossa meta é que as respostas sejam dadas com agilidade no menor espaço de tempo possível”, disse a ouvidora.
Myrian lembra que a Ouvidoria não recebe apenas reclamações, mas também sugestões e pedidos de informações úteis e dúvidas dos cidadãos. “Poucos municípios da nossa região possuem a Ouvidoria, mas aqui em Varginha estamos adiantados e com um serviço moderno”, ressaltou.
Elo de comunicação – O Ouvidoria Municipal é o canal de comunicação entre os munícipes e a Administração Pública. O setor recebe reclamações, denúncias, solicitações e sugestões e as encaminha ao setor da Prefeitura responsável, bem como ao prefeito e secretários. A Ouvidoria acompanha o desenrolar dos problemas, com sigilo e cobra sua solução.
São quatro tipos de atendimento: denúncias (fatos graves contrários às leis municipais vigentes); solicitações (pedidos de serviços e de atendimentos); sugestões (para serem adotadas em qualquer setor da prefeitura); e reclamações (quando solicitações feitas anteriormente aos diversos setores da PMV não forem atendidas).
Outras formas – Além do contato pela internet, o atendimento da Ouvidoria ainda pode ser feito por escrito, telefone ou fax, através do 3690-2045, e carta (rua Presidente Antônio Carlos, 356, Centro).