Prefeitura e Parceiros Ambientais preparam ações de capacitação, entretenimento e cidadania
A Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea), e os Parceiros Ambientais de Varginha, fecharam a programação da Semana do Meio Ambiente. Serão cinco dias de atividades com diversas ações de capacitação, cidadania e entretenimento.
As atividades começam no dia 1º de junho (sexta-feira) com a palestra “Licenciamento ambiental e construção civil”, ministrada pelo geólogo e analista ambiental Fernando Sérgio Fogli. O evento será às 19h no auditório do Unis, na Vila Pinto. No sábado (2) acontece mais uma edição do Mutirão de Lixo Eletrônico, das 9h às 16h, na Praça do ET.
No domingo (3) será realizada a Caminhada Ecológica no Parque São Francisco, espaço tombado pelo patrimônio cultural do município. Os participantes vão percorrer a área preservada do parque num percurso de três quilômetros.
A solenidade de abertura oficial da Semana será no dia 4 de junho (segunda-feira), às 9h, no Theatro Municipal Capitólio, espaço tombado pelo patrimônio cultural do município. Haverá participação de autoridades civis e militares e apresentação cultural dos alunos da Escola Municipal Luiz de Melo Viana Sobrinho. Em seguida, os participantes assistem a palestra “Consumo sustentável” com o representante da Vertente e ambientalista, Francisco Romanelli. No mesmo dia, às 15h, haverá plantio de árvores no Sest Senat.
Às 18h do dia 4 de junho será realizado o 11º Fórum de Discussões Sobre Meio Ambiente em Varginha o tema “O que mudou da ECO 92 à RIO + 20”, no Theatro Municipal Capitólio. A palestra será ministrada pelo mestre em Meio Ambiente e Turismo, Thiago Silva Alves de Brito.
Seminário Regional e ECOIE – No dia 5 de junho (terça-feira) duas atividades serão realizadas no Capitólio. Os participantes verão a 10ª edição da Mostra Ecológica das Instituições e Empresas Comprometidas com o Meio Ambiente, a ECOIE, no Foyer Aurélia Rubião.
Ao mesmo tempo, será realizado o Seminário Regional do Meio Ambiente. Haverá palestras e discussões durante todo o dia. O credenciamento será às 8h e a primeira palestra começa às 9h30 com o engenheiro ambiental Miguel Veiga. Ele falará sobre “Resíduos sólidos da construção civil”. Às 10h30, o tema será o “Código Florestal”, ministrado pelo advogado Anderson Siqueira. Em seguida, haverá debate de meia hora sobre o tema.
Às 13h45, o representante da Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SUPRAM), o advogado Rodrigo Mesquita Costa, ministra a palestra “Direito internacional e proteção ambiental”. A última palestra do seminário ficará por conta do presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Luiz Carlos Bruziguessi. O palestrante tratará do tema “Mobilidade urbana”. Para encerrar, os participantes terão mais 30 minutos para discutir o tema.